Carrefour quebra concorrência e rival decreta falência
O grande grupo Carrefour culminou na falência de uma empresa de supermercado rival, após uma dívida milionária e também um calote. O caso aconteceu no Mato Grosso, quando uma rede tradicional da região precisou fechar as portas em meio a uma dívida milionária.
Trata-se do Cascalinho, que enfrentou dificuldades financeiras desde 2019, tentou se reerguer por pelo menos três anos, mas teve de encerrar suas atividades. A falência do estabelecimento foi oficialmente anunciada pela 4ª Vara Cível de Rondópolis. As informações são do portal Folha Max.
Ao todo, o rival do Carrefour acumulou uma dívida de R$ 2,8 milhões – o qual a empresa não conseguiu sanar, mesmo com um plano de recuperação. O Supermercado Cascalinho, pertencente ao NR Supermercados.
O processo detalha que a rede sofreu com uma grande concorrência que a deixou no “vermelho” a partir do ano de 2018. “Em 2018, a abertura de um novo supermercado, anunciando ofertas e promoções com valores muito abaixo do preço de custo dos produtos, acirrou ainda mais a concorrência entre os mercados da cidade, que passaram a baixar de forma drástica seus preços e consequentemente sua lucratividade”, diz o trecho. Com isso, a NR Supermercados LTDA-Me se viu “obrigada” a entrar na competição com o Carrefour pelo clientes, “baixando seus preços, porém, não de forma tão agressiva quanto seus concorrentes”.
Varejistas chegam ao fim no Brasil
Grandes marcas de lojas varejistas, como Carrefour e Pão de Açúcar, têm passado por transformações ao longo dos anos. Duas marcas conhecidas, inclusive, foram ‘engolidas’ justamente por esses dois grandes selos.
A Mesbla, conhecida por ter sido uma das maiores redes vajeristas no país, surgiu em 1912 no Rio de Janeiro. O auge aconteceu nos ans 80, com cerca de 180 pontos de venda ao redor do país. Contudo, a partir dos anos 90, a Mesbla foi perdendo força faliu exatamente em 1999.
Jumbo Eletro é o nome de outra rede varejista de sucesso, que surgiu nos anos 40, em São Paulo. A loja chegava a sete andares, fazendo sucesso entre o público. Contudo, em 1976, enfrentou problemas administrativos e financeiros, tomando a decisão de vender as operações para o Grupo Pão de Açúcar.
A rede surgida em 1956, Ultralar, que posteriormente virou Ultragás, se tornou uma das principais distribuidoras de gás no Brasil. Com o sucesso, passou a vender outros tipos de produtos, abrindo em 1974 o Ultracenter Ultralar, que foi vendido depois do Carrefour.