Cédulas da Libra Esterlina com o Rosto do Rei Charles III serão Expostas a partir de Hoje (28)
A partir desta quarta-feira (28), o Banco da Inglaterra apresenta ao público as novas cédulas de libra esterlina, que entrarão em circulação em junho deste ano. As notas, que exibem o rosto do rei Charles III, marcam uma transição histórica após o reinado de 70 anos da rainha Elizabeth II, que foi a primeira soberana a figurar nas notas de libra.
As cédulas de 5, 10, 20 e 50 libras esterlinas apresentam um retrato do rei Charles III, cuja imagem foi proposta em 2013 e aprovada pelo monarca em 2022, após o falecimento de sua mãe. O público testemunha um momento único com essa mudança inédita.
Contudo, essa revelação ocorre em meio a um cenário delicado, já que o rei Charles III anunciou estar enfrentando problemas de saúde, declarando estar doente de câncer no início do mês. Devido ao tratamento médico, o monarca renunciou a seus compromissos públicos, adicionando uma dimensão especial a esse momento histórico.
As notas com a efígie de Elizabeth II continuarão válidas, e as novas cédulas serão introduzidas gradualmente, substituindo aquelas que ficarem “velhas e desgastadas”. O processo de substituição terá início em 5 de junho de 2024, quando as novas notas entrarão em circulação.
Além da mudança na representação real, as novas cédulas trazem outra inovação: serão feitas de polímero, um material mais resistente e com textura plástica, diferenciando-se das notas de papel emitidas no Reino Unido desde 2016.