Celso Portiolli: Início na TV, programas que apresentou e grandes sucessos
Celso Portiolli é um apresentador de televisão, radialista, empresário, youtuber e ex-político. Nascido em 1967, começou sua carreira no rádio em 1984 e passou por emissoras em vários estados brasileiros, tornando-se líder de audiência em muitas delas. Ficou famoso nacionalmente ao ser contratado por Silvi Santos, apresentando vários programas em seu canal.
Em 1993, enviou uma fita com sugestões de câmeras escondidas para o programa Topa Tudo por Dinheiro, do SBT. Das 11 ideias que mandou, 7 foram aprovadas, e ele acabou sendo contratado como redator do programa. Mais tarde, em 1996, substituiu Angélica e se tornou o apresentador do Passa ou Repassa, atração que ficou no ar até 2000 e foi a sua primeira na TV.
Em 2009, Celso Portiolli assumiu a apresentação do Domingo Legal, substituindo Gugu Liberato, que havia se transferido para a Rede Record. O programa muitas vezes consegue vencer a Globo no ibope e ficar em primeiro lugar. Geralmente a atração é exibida ao vivo, um diferencial nas tardes dominacais.
Quem é Celso Portiolli?
Celso Yunes Portiolli nasceu no dia 1º de junho de 1967. Atualmente contratado pelo SBT, ele é o anfitrião do programa Domingo Legal, um dos mais antigos da emissora. Além disso, é proprietário da rádio Ótima FM, que possui três emissoras no interior do estado de São Paulo.
Celso Portiolli é o filho mais novo de uma família com 12 irmãos e perdeu seu pai aos 21 anos de idade. Sua mãe é chamada Dibe Yunes. Ele se casou com Suzana Marchi em 1992 e tem três filhos: Laura Portiolli, nascida em 2000, Pedro Henrique Portiolli, nascido em 2003, e Luana Portiolli, nascida em 2006.
Sua trajetória profissional teve início em 1984, quando começou a trabalhar no rádio, passando por diversas emissoras no Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em Ponta Porã, se tornou líder de audiência e também assumiu a direção de uma rádio local. Sua popularidade na cidade era tão grande que, em 1992, com apenas 24 anos, foi eleito vereador com uma das maiores votações do município.
No entanto, o grande sonho de Portiolli sempre foi aparecer na televisão. Em 1993, ele mandou uma fita com sugestões de câmeras escondidas para o programa Topa Tudo por Dinheiro, apresentado por Silvio Santos. Das 11 ideias que invejam, 7 foram aprovadas, despertando o interesse do SBT. Em seguida, foi convidado a trabalhar como redator do programa.
Em 1996, surgiu uma grande oportunidade para Celso Portiolli: comandar o programa Passa ou Repassa, substituindo Angélica. A atração ficou no ar até 1998 e voltou à grade um ano depois, permanecendo até 2000. Desde então, apresentou vários outros programas no SBT, se tornando uma das pessoas mais famosas do Brasil.
Nos últimos anos, passou a ter uma forte presença nas redes sociais, contando com milhões de seguidores em suas redes sociais e fazendo participações em canais do YouTube.
Onde nasceu Celso Portiolli?
Celso Portiolli nasceu em Maringá, no estado do Paraná. Ele é descendente de pai italiano e é a caçula de 12 irmãos. Após rodar por várias cidades, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, se destacou como líder de audiência e diretor de uma rádio local. Tamanha era sua popularidade na cidade que, em 1992, com apenas 24 anos, ele foi eleito vereador pelo Partido Democrático Trabalhista.
Câncer de Celso Portiolli
Em 2021, Celso Portiolli foi diagnosticado com câncer na bexiga após um procedimento endoscópico para retirada de uma pólipo. Após a cirurgia para retirada do tumor, o apresentador passou por um tratamento de imunoterapia.
Ele revelou redes sociais a notícia do diagnóstico e deixou programas gravados previamente. Celso também falou sobre a importância da mudança de hábitos no tratamento e mostrou-se otimista durante todo o processo.
“Ano passado (2021) tive aquele câncer pequenininho na bexiga, foi retirado. Se você pesquisar sobre o câncer na bexiga, 70% dos casos acontecem em fumantes. Eu não fumo, estou nos 30%. Então, se você fuma, se cuide. Pare de fumar”, disse o apresentador quando voltou ao vivo com o Domingo Legal.
Carreira de Celso Portiolli na televisão
A carreira de Celso Portiolli como apresentador de TV começou em 1996, mas foi em 1993 que ele entrou no SBT, após enviar ideias para Silvio Santos. Esteve à frente de Passa ou Repassa, Xaveco, Fantasia e vários outros programas, como a Sessão Premiada, em que atendia espectadores nas tardes de sábado, até que veio a grande oportunidade de sua vida na televisão.
Em 2009, assumiu a apresentação do Domingo Legal, substituindo Gugu Liberato, que migrou para a Rede Record. Em 2015, após o Domingo Legal perder duas horas de duração, o SBT criou o programa Sabadão com Celso Portiolli, que foi ao ar nas noites de sábado. O programa foi tirado do ar no começo de 2017 após quase dois anos.
O Domingo Legal continuou sendo exibido ao vivo com a apresentação dele, mesmo esquema que na época de Gugu. Porém, demorou para que Celso desse sua cara ao programa, foram diversos quadros que deram errado, até acertar com o velho Passou ou Repassa. A partir de então, o quadro passou a ocupar boa parte do programa.
Em setembro de 2021, Portiolli foi escolhido para apresentar o Show do Milhão, que voltou a ser exibido pelo SBT após 12 anos. Entretanto, durou apenas uma temporada, mesmo que tenha conquistado o público. A atração foi um grande sucesso comercial, exibida nas noites de sexta-feira.
Quais programas Celso Portiolli apresentou?
- Passa ou Repassa
- Tempo de Alegria
- Xaveco
- Fantasia
- Curtindo uma Viagem
- O Conquistador do Fim do Mundo
- Sessão Premiada
- Código Fama
- Ve para Crer
- Charme
- Namoro na TV
- Curtindo com Reais
- Curtindo com Crianças
- Campeonato de Perguntas
- Domingo Legal
- SBT Folia
- Sabadão com Celso Portiolli
- Estubado – Na Sony
- Show do Milhão