Chupa-cabra: Criatura existiu mesmo ou apenas era lenda?
Com o lançamento da produção “Meu Amigo Lutcha” na Netflix, fazendo referência a lenda do chupa-cabra. A trama se passa pela história de um garoto solitário que, durante uma visita à família no México, conhece uma criatura estranha, que faz referência a uma lenda popular da América latina nos anos 1990.
Na época, alguns relatos começaram a aparecer sobre a existência de uma criatura bípede com olhos grandes e longas garras. Assim, acreditavam que esse ser erra responsável por ataques fatais em zonas rurais. Proprietários relatavam que foram encontrados em suas terras animais mortos como furos nos pescoços e sem marcas de sangue, que gerava muita consternação.
Afinal, existiu mesmo ou é lenda?
Em uma reportagem da Folha de São Paulo de 1997, os ufólogos Osvaldo e Eduardo Mondini, do Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas, afirmaram que entre os 30 animais que morreram na região, apena um tinha característica de uma vítima do “chupa-cabra”.
O site americano ABC News, afirmou que os predadores nada mais eram que apenas animais como cães, raposas e coiotes com uma doença de sarna sarcóptica. Essa doença pode causar ao portadores uma aparência “monstruosa”, como ferimentos expostos.
Muito embora a ciência já tenha mostrado vários indícios da origem do “chupa-cabra”, ainda existem muitos que acreditam em sua existência. Em outros momentos, para além da produção da Netflix, a figura desse mostro apareceu em outros filmes e desenhos.
Confira a lista das outras produções que faz referência ao “chupa-cabra”:
- Sooby- Doo e o Monstro do México
- Phineas e ferb
- Ben 10