Cléber Machado é um narrador esportivo brasileiro nascido em São Paulo. Em 1988, foi contratado pela TV Globo São Paulo, onde começou a narrar jogos de futebol e outros eventos esportivos. Ao longo dos anos, ganhou espaço e virou o segundo principal do canal, atrás somente de Galvão Bueno.
Desde então, Cléber se tornou um dos principais narradores da emissora importante, tendo narrado diversas competições como Copa do Mundo, Olimpíadas, Campeonato Brasileiro, Libertadores, entre outras. Além disso, ele também apresentou programas esportivos como o Globo Esporte e o Esporte Espetacular.
Ao longo de sua carreira, Cléber recebeu diversos prêmios e homenagens, sendo considerado um dos melhores narradores esportivos do Brasil. Também passou pelo SporTV, onde ocasionalmente apresentava o Bem-Amigos! e o antigo Arena SporTV, um dos maiores sucessos do canal da TV fechada.
Quem é Cléber Machado?
Cléber Machado é um jornalista esportivo e narrador brasileiro. Ele nasceu em 29 de março de 1962 em São Paulo, Brasil. Cléber trabalhou em diversas emissoras de televisão e rádio ao longo de sua carreira, mas se destacou principalmente na Rede Globo, onde trabalhou por mais de 30 anos.
Ele começou sua carreira como locutor de rádio no fim da década de 1970, trabalhando em emissoras como Bandeirantes e Tupi, e na TV Gazeta. Em 1988, Cléber foi contratado pela Rede Globo e desde então se tornou um dos principais narradores da emissora, cobrindo eventos esportivos como a Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos e a Fórmula 1.
Cléber Machado também é conhecido por sua voz marcante e estilo de narração emocionante, que o tornou um dos narradores mais populares do Brasil. Ele recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Troféu Aceesp de Melhor Narrador Esportivo em 2009 e 2010 e o Prêmio Comunique-se em 2012 e 2013.
Carreira de Cléber Machado na Globo
Ao longo de sua carreira na Globo, Cléber Machado narrou diversas competições esportivas importantes, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e a Copa América. Entre as Copas do Mundo, esteve presente in loco nas edições de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, além de transmissões de estúdio nas edições de 1990 e 2022.
Além das Copas, Cléber também narrou as Olimpíadas de Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020). Ele foi o responsável por transmitir o ouro de Ana Marcela Cunha na maratona aquática de 2020, por exemplo e da medalha de prata de Isaquias Queiroz e Erlon de Souza na canoagem de 2016.
Cléber Machado narrou várias corridas de Fórmula, transmitindo todas as provas da temporada 2020, a última exibida pela Globo. Mas, a mais famosa de todas foi o GP da Áustria de 2002, em que Rubens Barrichelo ganharia a corrida, mas entregou para seu colega de Ferrari, Schumacher.
O narrador também transmitiu várias edições da Libertadores, Copa Sul-Americana, Brasileirão, Copa do Brasil e Paulistão. Ele transmitiu o título do Internacional em 2006 contra o São Paulo, do Santos em 2011, do Corinthians em 2012 e do Atlético-MG em 2013 na principal competição continental.
Demissão da Globo
Cléber Machado trabalhou na Globo por 35 anos, sendo demitido da emissora em março de 2023. Galvão Bueno, o principal narrador do canal por décadas havia saído no fim de 2022, após a decisão da Copa do Mundo do Catar. Então, era esperado que Cléber revezasse com Luis Roberto no posto principal, o que acabou não acontecendo.
O sonho do narrador era se aposentar trabalhando na emissora líder de audiência, o que não foi possível. A demissão dele aconteceu em um momento de reestruturação da Globo, com a dispensa de vários nomes clássicos do jornalismo esportivo. O motivo alegado para a dispensa de Cléber Machado foi o salário do locutor, que ganhava cerca de R$ 250 mil por mês.
Carreira fora da emissora
A Rede Record transmitiu o Campeonato Paulista na temporada 2023, assim como já havia feito no ano anterior. O narrador era Lucas Pereira, mais identificado com o público do Rio de Janeiro, tanto que em 2022 ele narrou o Campeonato Carioca no canal. Anteriormente, Lucas teve passagem pelo SporTV, onde narrava até eventos do UFC.
Porém, sabendo que Cléber Machado estava livre no mercado depois de deixar a Globo, a Record fez uma oferta para que o narrador transmitisse as finais entre Palmeiras x Água Santa. Ele aceitou o convite, gerando grande burburinho na mídia e trazendo uma grande audiência para a emissora, que liderou nas duas partidas, deixando a Globo em segundo lugar.
Em seguida, Cléber Machado foi contrato pelo Amazon Prime Video para transmitir jogos da Copa do Brasil 2023, a partir da terceira fase da competição. Inicialmente, ele atuou em três jogos na primeira semana. Algumas partidas possuem exclusividade e não são mostradas em nenhum outro veículo.