News do Dia
Últimas notícias

Como criminosos usam o Discord para cometer crimes contra menores de idade

O Discord, um aplicativo popular entre adolescentes, foi alvo de recente operação da Polícia Federal por conta de violência e chantagem contra menores de idade.  As informações foram reveladas em reportagem especial no programa “Fantástico” da Rede Globo.

Através do aplicativo, comumente usado por menores para conversarem online com outras pessoas que possuem interesses semelhantes ou durante jogatinas, os criminosos iniciavam as conversas com adolescentes, em sua maioria em situação de fragilidade emocional. Com a aproximação feita, buscavam estabelecer um vínculo com as vítimas para, depois, pedirem fotos intimas delas. Após o envio, as jovens eram chantageadas e obrigadas a cumprir desafios perigosos, sob ameaça de terem suas imagens divulgadas na internet.

A promotora Maria Fernanda Balsalobra afirma que “é importante que fique muito claro que não se trata de desafios que estão sendo praticados por adolescentes. Tratam-se de criminosos, a grande maioria maiores de idade, que utilizam a insegurança dessa plataforma em relação a crianças e adolescentes para praticar crimes gravíssimos contra essas meninas”.

Segundo a polícia, um dos criminosos identificado como Izaquiel Tomé dos Santos, conhecido como Dexter na plataforma e que hoje está preso, confessou ter chantageado garotas para que elas se mutilassem. Além dele, um dos criminosos tinha uma coleção em vários aparelhos de armazenamento com o nome: “back up das vagabundas estupráveis”, sendo que em cada pasta interna, constava o nome de uma vítima. 

Ao todo, dez vítimas de tortura virtual já foram identificadas pela PF.  Em fotos, as meninas aparecem nuas, mutiladas com o nome Dexter escrito com lâmina na pele. Além da responsabilização individual dos agressores, o Ministério Público de São Paulo investiga a própria plataforma onde todo esse horror foi permitido.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.