Conheça os eventos históricos mais importantes que fazem aniversário redondo em 2023
A história da humanidade é repleta de eventos canônicos que foram importantes para o desenvolvimento da sociedade como conhecemos hoje. Os livros de história e os registros documentais são verdadeiros marcos que nos contam como a civilização passou por grandes – e muitas vezes difíceis – fases.
Ano após anos, todos estes eventos completam aniversário, sendo muitos deles lembrados através de feriados e de datas comemorativas, inclusive. Rememorar essas histórias é um importante exercício que devemos fazer para que possamos ter uma boa compreensão do que foi o passado para entendermos melhor nosso presente e planejarmos de maneira mais consciente nosso futuro.
Hoje, conheceremos alguns dos eventos mais marcantes da história da humanidade que, além de completarem aniversário em 2023, celebram um número redondo de comemoração, o que pode ser um fator em questões cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares.
240 anos do fim da Guerra da Independência dos Estados Unidos
A Guerra da Independência dos Estados Unidos se desenrolou por quase uma década, iniciando-se o conflito em 1775 e encerrando-se no ano de 1783.
O marco do fim da guerra foi a elaboração do Tratado de Paris, assinado entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha no dia 3 de setembro. Com isso, as fronteiras oficiais entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha foram estabelecidas, liberando aquele país do controle britânico, passando a se autogovernar.
200 anos da Assembleia Constituinte de 1823
A Assembleia Constituinte de 1823 foi a primeira experiência parlamentar brasileira. O marco histórico representou, à época, uma tentativa de estabelecer uma ordem política mais estável e de modernizar o país.
Entretanto, a mesma Assembleia Constituinte foi logo dissolvida pelo imperador Dom Pedro I. Isso aconteceu ainda no mesmo ano, só que no mês de novembro.
150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont
Alberto Santos Dumont, considerado o “Pai da Aviação”, nascia há 150 anos em Minas Gerais.
Um dos inventores brasileiros mais conhecidos, Dumont projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, além de ter sido a primeira pessoa a levantar voo em um veículo – o 14 Bis – mais pesado que o ar sem precisar de um objeto propulsor para decolar.
Santos Dumont nasceu em uma família bastante rica, se tornando engenheiro de formação em sua vida adulta. Além de ser um dos maiores inventores da história, responsável pela criação do meio de transporte mais seguro dentre todos os possíveis nos dias atuais, também trabalhou na construção de estradas de ferro e no cultivo de café quando decidiu que compraria terras no interior de São Paulo.
130 anos da Revolução Federalista
Em fevereiro de 1893 começou-se um conflito no país que só terminaria no de 1895: a Revolução Federalista. Esse evento aconteceu no Sul do Brasil, logo após a Proclamação da República.
Os motivos que levaram a Revolução foi a instabilidade política presente no momento, além de diferentes visões sobre o conceito de república naquele momento. O conflito só teve fim quando o presidente já era o Prudente de Morais.
100 anos morte de Ruy Barbosa
Nome importante na história da proclamação da República do Brasil, Ruy Barbosa nasceu em 1849 em Salvador, na Bahia, e morreu em 1º de março de 1923, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ao longo de sua vida, Barbosa trabalhou como advogado, político, escritor e diplomata.
Atuando nos Ministérios da Fazenda e da Justiça, o baiano foi o responsável pela elaboração da primeira Constituição da República, promulgada em 1891, além de ter sido o propositor da criação do que conhecemos hoje como Supremo Tribunal Federal (STF).
Contudo, controvérsias também sondam a carreira do jurista. Barbosa foi o responsável por determinado a queima dos arquivos sobre a escravidão negra no Brasil, um momento importante da história brasileira e da compreensão dos tempos de repressão. A medida foi tomada sob a justificativa de que tanto ex-escravizados quanto ex-senhores de escravos não reivindicassem indenizações do Estado.
80 anos da morte de Nikola Tesla
Nikola Tesla foi um inventor, engenheiro elétrico e físico sérvio que nasceu em 1856. Ele é conhecido por suas notáveis contribuições no campo da eletricidade e do magnetismo, incluindo a criação do sistema de corrente elétrica alternada, que ainda é amplamente utilizado nos dias de hoje para a massiva distribuição de energia elétrica.
Mais ainda, Tesla também desenvolveu as primeiras células solares, o motor de corrente alternada e o sistema de transmissão de energia sem fios, sendo as suas contribuições para a ciência e a tecnologia tão importantes que continuam a ser estudadas nas escolas de ensino básico e admiradas pelos cientistas mais célebres do atual século.
50 anos da morte de Pablo Picasso
Pablo Picasso, um pintor espanhol, é um dos artistas mais notórios da história e foi muito reconhecido em vida, demonstrando versatilidade técnica e uma produtividade artística tida como inigualável. No tempo em que esteve vivo, produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras em outros suportes, onde utilizava diversos materiais.
Além de obras aclamadas como “Guernica”, “Les Demoiselles d’Avignon” e “The Three Musicians”, é também conhecido por sua contribuição para o desenvolvimento do movimento artístico chamado cubismo, sendo uma forte influência da arte moderna.
O artista faleceu em 8 de abril de 1973, aos 91 anos, deixando um legado de aproximadamente 1880 pinturas, 1335 esculturas, 880 cerâmicas e 7089 desenhos.
20 anos do início da Guerra do Iraque
A Guerra do Iraque teve início em março de 2003, quando os Estados Unidos decidiu bombardear o Iraque com o objetivo de encontrar armas de destruição em massa e derrubar o governo do então presidente Saddam Hussein.
A guerra, que teve seu estopim com este movimento estadunidense, durou cerca de oito anos e teve fim somente em 2011, com a retirada das últimas tropas de combate dos Estados Unidos do solo iraquiano.
O conflito foi responsável por milhares de mortes. Segundo dados levantados por uma agência iraquiana, estima-se que, pelo menos, 97.461 iraquianos morreram até julho de 2010.
20 anos da sanção do Estatuto do Idoso
Em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso foi sancionado no Brasil por meio da Lei 10.741. O documento passou a garantir diversos direitos para as pessoas com mais de 60 anos, como a prioridade em diferentes serviços e a criminalização da violência contra esta parte tão vulnerável da sociedade que, até então, encontrava-se sem proteção legal.
Em 2022, o Estatuto do Idoso mudou de nome: agora, o documento é intitulado como Estatuto da Pessoa Idosa. Assim, as expressões “idoso” e “idosos” foram substituídas pelos termos “pessoa idosa” e “pessoas idosas”. Segundo a justificativa do projeto de lei que mudou as nomenclaturas, o termo “pessoa” lembra a necessidade de combate à desumanização do envelhecimento. Essa terminologia reflete a luta dessas pessoas pelo direito à dignidade e à autonomia.
10 anos da renúncia do Papa Bento XVI e a eleição do primeiro Papa latino-americano
Em 11 de fevereiro de 2013, o papa Bento XVI renunciou ao pontificado. “Para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu”, justificou. O Pontífice sentia que a saúde de seu corpo e mente já não correspondiam com a energia que o pontificado exige.
Assim, após o conclave, quem assumiu o papado foi Jorge Mario Bergoglio, que passou a ser chamado de Papa Francisco. Ele nasceu em Buenos Aires, na Argentina, se tornando o primeiro latino-americano a alcançar o feito de liderar a igreja católica. Bergoglio precisou passar pelo favoritismo do brasileiro Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.