Cristo Redentor: história, altura, quem construiu e mais
A famosa estátua do Cristo Redentor, acima do monte Corcovado, foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Em 1859, o padre Pierre-Marie Boss estava no Colégio da Imaculada Conceição, na praia de Botafogo e, vendo de longe o monte Corcovado, onde sua igreja tinha vistas, pensou em construir um monumento ali acima para fins de honrar Princesa Isabel, filha do imperador Dom Pedro II, que era vista como “redentora” pela assinatura da Lei Áurea.
Ela negou a proposta de homenagem, mas gostou da ideia da construção de um monumento. Assim, sugeriu uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Entretanto, muito embora tenha sido promulgado um decreto para viabilizar o monumento, a proclamação da República e a separação entre Igreja e Estado, em 1889, interromperam os planos.
A ideia só voltou à tona em 1920, quando durante os preparativos para o centenário da Independência do Brasil, o Círculo Católico do Rio de Janeiro decidiu então elaborar e apresentar uma proposta para a construção do monumento, visando, com isso, angariar fundos para a concretização da obra.
Com os envolvidos engajados na ideia, várias propostas então surgiram, mas a vencedora foi aquela que representava Jesus Cristo em pé, com os braços abertos e com uma postura que refletia uma atitude de amor e paz. O arquiteto e engenheiro Heitor da Silva Costa foi o autor do projeto vencedor do concurso aberto pela Igreja Católica em 1921. Com a vitória, Heitor também coordenou todas as fases da obra.
As mãos e a cabeça da estátua foram trabalhadas pelo escultor polonês-francês Paul Landowski. Já a cabeça foi feita pelo escultor romeno Gheorghe Leonida. A obra também contou com a ajuda do engenheiro especialista em concreto armado Albert Caquot, que fez os cálculos estruturais para a escultura.
O engenheiro Heitor Levy, por sua vez, foi o braço direito de Heitor da Silva Costa e ficou conhecido como o mestre de obras do Cristo Redentor. Levy acompanhou as obras no local e conduziu as equipes ao trabalho.
Materiais utilizados e altura
O monumento é feito em concreto armado e pedra-sabão. Esta pedra, que existe em grande quantidade no Brasil, apresenta elevada resistência à erosão.
Como a escultura está situada em um dos pontos mais altos da cidade, que é de clima tropical, ela recebe muitas descargas elétricas durante as tempestades. Isso faz com que as estátua precisa de constante observação e restauro periódico, feito por restauradores alpinistas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Cristo Redentor é atingido por cerca de seis raios ao ano.
O famoso monumento possui 30 metros de altura e 38 metros ao todo se contar com o pedestal.