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Desastre do Voo Transbrasil 303: as condições que provocaram o acidente

No dia 12 de abril de 1980, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, um trágico acidente aéreo marcou a história do estado após a morte de 55 pessoas, que tiveram seus corpos desaparecidos. O voo 303 da Transbrasil, que saiu de Belém, no estado do Pará, rumo a Porto Alegre, colidiu na encosta do Morro da Virgínia durante a aproximação para o pouso no Aeroporto Hercilio Luz. 

A aeronave passou por Fortaleza, Brasília, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo. Florianópolis seria a última escala antes do trajeto final. Um detalhe importante é que entre Congonhas e o aeroporto Hercílio Luz, o avião passou por uma forte frente fria que provocou muitas tempestades, o que resultou em uma severa turbulência.

O acidente

O Boeing já estava a caminho do pouso na capital catarinense no início da noite quando a visibilidade ficou muito baixa, por conta da chuva noturna. O comandante Geraldo Teixeira, por conta da pouca visão, acreditava que estava sobrevoando a Baía Norte, em direção à pista de pouso, mas, na verdade, o avião se direcionava aos arredores de morros.

Moradores do bairro de Ratones, próximo ao local do acidente, perceberam o grande pedaço de metal caindo do céu próximo às 20h40. Não demorou muito para que fosse possível ouvir um estrondo seguido por um incêndio.

O Boeing 727 bateu violentamente contra o Morro da Virgínia, a 300 metros de altura. Logo após a queda, deu-se início a uma busca por sobreviventes onde um helicóptero da Força Aérea Brasileira sobrevoava um fogaréu com mais de 300 metros de comprimento causado pela queda.

Dentre os 58 indivíduos presentes no avião durante o voo, apenas três sobreviveram. O local do acidente acabou em destroços, onde muitos foram realizar saques e furtos.

Lançado o relatório final da investigação pela Aeronáutica, foi revelado que o avião fora deslocado de sua rota original pelos fortes ventos da tempestade, descartando o erro humano como causa do acidente, como antes de acreditava.

Após o episódio, foi recomendado ao aeroporto a instalação de equipamentos de auxílio ao pouso.


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