É preciso ter faculdade para entrar na Polícia Militar?
Algumas dúvidas recorrente sobre a carreira de policial é sobre a necessidade de fazer um curso superior. No entanto, antes de tudo, é preciso saber o que a cada corporação faz, pois depende muito. Por exemplo, a Polícia Militar tem a principal função a prevenção e preservação da ordem pública, realizando atendimento emergencial e reprimindo infrações penais nas ruas.
Além disso, para quem interesse em prestar concurso para se tornar policial militar é preciso ter em mente que fará patrulhamento ostensivo, podendo atuar em diversas modalidades de policiamento, como patrulha escolar, policiamento ambiental, policiamento de trânsito e operações especiais.
Confira alguns pré-requisitos para entrar na Polícia Militar
Sabendo das atribuições, em especial, da Polícia militar, agora é preciso saber alguns requisitos para prestar o concurso. Para ser policial militar, é necessário ser brasileiro, ter concluído o ensino médio, passar no concurso público e atender a requisitos como a idade máxima de 30 anos.
Além disso, é preciso que o candidato tenha boas condições de saúde, capacidade física e idoneidade moral. Também é exigida aprovação em exame psicológico, testes toxicológicos adequados, estar em dia com obrigações militares e eleitorais, e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria indicada no edital.
Outro aspecto que pega muito os candidatos é a altura. Quanto à altura mínima, a nova lei sancionada estabelece 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. Contudo, vale ressaltar, que é fundamental verificar o edital, pois alguns ainda podem requerer altura anterior de 1,65m para ambos.
Sobre a necessidade de ter nível superior. Bom, depende. A maioria dos cargos para policial militar são de nível médio, mas alguns cargos de oficiais e funções administrativas ou de saúde exigem ensino superior, como, por exemplo, medicina, odontologia, veterinária, enfermagem, entre outras.