Eliana: Grandes sucessos na TV, histórias da apresentadora e muito mais
Eliana é uma apresentadora de televisão, cantora e empresária brasileira, nascida em 1972. Começou sua carreira na TV aos 18 anos, como apresentadora do programa “Festolândia”. Além da carreira na televisão, a loira também é cantora e lançou vários álbuns ao longo de sua carreira, incluindo “Eliana”, “Primavera”, “Eliana e as Estações” e “Eliana no País da Música”.
Em 1998, a apresentadora deixou o SBT e se transferiu para a Rede Record, onde apresentou diversos programas, como “Eliana na Fábrica Maluca”, “Tudo É Possível” e “Eliana no Parque”. Em 2009, ela voltou para o SBT, onde atualmente apresenta o programa “Eliana”, que é exibido aos domingos.
Ao longo dos anos, passou a ser conhecida em todo o Brasil, primeiro com o público infantil e depois com adultos, devido a sua migração para os domingos. Nos últimos anos virou uma das pessoas mais bem pagas do país, acumulando uma enorme fortuna. Aliás, possui mais de 160 produtos licenciados, o que gera outra grande fonte de renda.
Quem é Eliana?
Eliana Michaelichen Bezerra nasceu no dia 22 de novembro de 1972 e ainda jovem começou a ganhar espaço na televisão. Primeiro, começou fazendo sucesso no meio musical, até ser convidada por Silvio Santos para trabalhar no SBT. Hoje, é considerada uma das principais apresentadoras da televisão brasileira.
Em 1986, aos 13 anos de idade, fez um teste e foi selecionada para integrar o grupo musical A Patotinha. Ela pesou no grupo por quatro anos e se tornou famosa com a música “Baile dos Passarinhos”, que posteriormente foi regravada pelo grupo infantil Balão Mágico.
Em 1990, aos 17 anos, foi convidada por Gugu Liberato para se juntar ao grupo Banana Split, que era um grande sucesso na época. Apesar de ser uma integrante mais baixa, com apenas 1,62 m de altura, Eliana se destacava nos programas em que participava, incluindo no quadro “Qual é a Música?”, do Programa Silvio Santos.
A partir de então, foi ganhando cada vez mais espaço, apresentando diversos programar no SBT durante a década de 1990, até ir trabalhar na Record, onde também comandou várias atrações. Eliana foi uma das primeiras mulheres a comandar um programa solo aos domingos, com o Tudo é Possível e depois com o programa que leva seu nome.
Onde nasceu Eliana?
Eliana nasceu na cidade de São Paulo, filha de José Bezerra e Eva Michaelichen. Seu pai nasceu em Solonópole, município do Ceará, e mudou-se para São Paulo em busca de oportunidades de trabalho, onde conheceu sua esposa, dona Eva, que tem origem russa e ucraniana e também veio para São Paulo em busca de emprego.
Os pais dela se conheceram enquanto trabalhavam na mesma casa, onde dona Eva era diarista e seu pai era mordomo. Após se casar, teve sua primeira filha, Helena, que é a irmã mais velha. Na época, José já trabalhava como zelador de um prédio residencial no bairro Jardim Paulista, em São Paulo, e Eva trabalhava como arrumadeira nos apartamentos do mesmo prédio.
Eliana nasceu em 22 de novembro de 1972, às 6h10min, como a segunda filha do casal. Crescendo em uma moradia simples, ela teve uma infância com dificuldades, mas mesmo assim foi uma época feliz. Frequentava o colégio Villa-Lobos, localizado no bairro do Ibirapuera, em São Paulo, e sempre participava dos eventos escolares.
Eliana namorou Huck, Edu Guedes e Roberto Justus
Eliana teve alguns relacionamentos amorosos que vieram ao público. Seu primeiro namorado foi o cantor Marcos Quintela, ex-integrante do grupo Dominó, com quem namorou por seis anos. Depois de alguns breves relacionamentos, teve um namoro instável com o apresentador Luciano Huck. Após quase dois anos, decidiu terminar o relacionamento, negando que o motivo fosse traição.
Logo em seguida, em 1999, começou a namorar o empresário Roberto Justus, com quem ficou noiva por um ano e meio antes de romperem. Em 2002, iniciou um relacionamento com seu amigo Edu Guedes, com quem se casou em dezembro de 2004 e se separou em abril de 2007, devido ao ciúme excessivo do ex-marido.
Em 2008, assumiu namoro com quem viria a ser seu futuro marido, o músico João Marcelo Bôscoli, filho da cantora Elis Regina. Foi com João que teve seu primeiro filho, Arthur, que nasceu no dia 10 de agosto de 2011. Em 20 de março de 2014, a assessoria de imprensa de Eliana anunciou o fim do casamento da apresentadora com o músico após seis anos de casados. Segundo a revista Contigo!, ela terminou o relacionamento após descobrir uma traição.
Em abril de 2014, começou a namorar com Adriano Ricco, filho do jornalista Flávio Ricco. Em 2 de agosto de 2017, anunciou estar grávida de uma menina: Manuela, nascida em 10 de setembro de 2017. Em sua segunda gestação, Eliana passou por complicações na gravidez: aos três meses sofreu uma hemorragia, sendo necessário realizar uma micro cirurgia chamada cerclagem, para manter o colo do útero fechado, exigindo, a partir daí, muito repouso e algumas internações, devido a um risco grande de aborto espontâneo.
Carreira de Eliana na televisão
Em 1991, quando tinha 18 anos, Eliana foi convidada por Silvio Santos para fazer um teste como apresentadora e logo foi contratada pelo SBT para comandar seu primeiro programa, Festolândia, que durou apenas três meses devido ao seu alto custo. A loira pediu uma nova oportunidade a Silvio Santos, que ordenou à direção artística da emissora lhe desse outro trabalho, mas dessa vez com menor investimento.
Ela foi escalada para apresentar a Sessão Desenho, onde aparecia por não mais que vinte minutos. Mesmo com recursos limitados e um cenário simples, conquistou o público com sua criatividade e inovação, como a composição da música “Os Dedinhos”, que ela dançava com as mãos durante o programa. Enquanto trabalhava na televisão, também cursava psicologia na FMU,
Em 1993, Nilton Travesso assumiu a direção da teledramaturgia do SBT e ficou encantado com Eliana, apresentando um novo projeto infantil para uma emissora. Assim, nasceu o Bom Dia & Cia, tornando Eliana a primeira apresentadora do programa. Com o sucesso comercial, o programa passou a se chamar Eliana & Cia em 1995.
Três anos depois, em 1996, com a ida de Angélica para a TV Globo, assumiu o comando do programa TV Animal, mas não teve uma boa aceitação do público. Enquanto isso, o programa infantil manteve seu sucesso. Eliana então decidiu pedir mais espaço na programação do SBT para crescer profissionalmente.
Durante a renovação de contrato, pediu mais tempo na Eliana & Cia e um programa semanal. No entanto, Silvio Santos não achou necessário mudar nada, frustrando os planos da loira. Como resultado, ela começou a entrar em contato com outras emissoras em busca de melhores oportunidades de trabalho. Assim, assinou com a Record em setembro de 1998, emissora que lhe prometeu um tratamento de estrela.
Ida para a Record
A proposta da emissora incluía um vínculo de quatro anos e dois programas. Eliana deixou para trás o sucesso do programa infantil Eliana & Cia, que havia se consolidado como líder de audiência, mas estava determinada a crescer profissionalmente e aceitou o desafio. Seu primeiro programa na RecordTV foi o Eliana & Alegria, que estreou em janeiro de 1999 e manteve a apresentadora no segmento infantil.
O programa combinava jogos com uma plateia ao vivo formada por crianças de escolas convidadas, reportagens de viagens, artesanato e pratos que as próprias crianças podiam fazer com segurança, além de apresentações musicais e esquetes. A atração também contou com a participação dos humoristas Chiquinho (Edílson Oliveira) e Pitoco (Hélio Afonso), que faziam esquetes humoradas e participavam dos jogos, além do biólogo Sérgio Rangel, que estavam em quadros com animais exóticos e os estavam para o palco.
Em 1999, o programa também passou a exibir o anime Pokémon, que ainda não tinha sido transmitido no Brasil, e se tornou o programa mais popular da emissora, muitas vezes liderando o horário. Nesse mesmo ano, estreou o game show Eliana no Parque, que foi exibido aos domingos e apresentou várias competições entre colégios.
A partir de 2003, buscando uma abordagem mais atualizada, o programa Eliana & Alegria foi substituído por Eliana na Fábrica Maluca, inspirado no cenário do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. O programa incluía elementos do formato anterior, mas também introduzia novos quadros como experimentos, mágicas e aulas de dança com o professor Mark Van Lu. Inicialmente, era exibido nas manhãs, mas mudou para as tardes após os primeiros meses, o que aumentou sua audiência.
No entanto, devido à mudança do público-alvo, a emissora decidiu encerrar o Fábrica Maluca e lançar o programa Eliana no mesmo horário a partir de 15 de março de 2004. O novo programa era voltado para pré-adolescentes e adolescentes, com jogos entre escolas das séries do 5º ao 8º ano.
Eliana também passou por uma mudança de visual, deixando o estilo infantil para trás em favor de roupas mais modernas. O endurecimento das leis contra publicidade infantil e declínio dos programas infantis e infantojuvenis na televisão brasileira levou a emissora a retirar o programa do ar em 12 de outubro de 2004, pois queria que Eliana se concentrasse em um público jovem-adulto.
Tudo é Possível
Em agosto de 2005, após um pedido da emissora, Eliana deixou de se apresentar para o público infantojuvenil e migrou para o público adulto. Assim nasceu o Tudo é Possível, que estreou em 7 de agosto de 2005, nas tardes de domingo da RecordTV. A própria apresentadora planejou e idealizou todos os detalhes do programa.
Durante sua exibição, o programa manteve bons índices de audiência, chegando a assumir a liderança em alguns momentos. Com sua estreia nas tardes de domingo, tornou-se uma das primeiras mulheres a concorrer como apresentadora neste dia da semana na televisão aberta. Além de ganhar da Globo, era comum que também deixasse o SBT para trás.
Em junho de 2009, com a ida de Gugu Liberato para a RecordTV, ainda sob contrato, Sílvio Santos não gostou e deu um contragolpe. Assim, tirou da emissora rival um pacotão com Roberto Justus, o novelista Tiago Santiago, Roberto Cabrini, Richard Rasmussen e Eliana. A Record escolheu Ana Hickmann para a vaga de Eliana, que exibiu seu último Tudo é Possível dia 5 de julho daquele ano.
Volta de Eliana para o SBT
No dia 24 de junho de 2009, após quase 11 anos na RecordTV, Eliana voltou ao SBT. Em 30 de agosto do mesmo ano, o seu programa Eliana foi ao ar, agora com uma nova equipe liderada por Leonor Corrêa. Além disso, trouxe consigo o projeto Ciência em Show da Universidade de São Paulo e o zootecnista Alexandre Rossi, do Desafio Pet, que já era conhecido do público de seus tempos de Record.
Três anos depois, em 31 de julho de 2011, Eliana precisou se afastar do programa por causa da licença maternidade. Durante esse período, diferentes artistas foram convidados para apresentar a atração.
Em 23 de março de 2012, foram anunciadas as primeiras mudanças na equipe do programa. A diretora Leonor Correa deixou o projeto para trabalhar em outro programa na emissora, sendo substituída por Ariel Jacobowitz, que já havia dirigido os programas de Adriane Galisteu e Hebe Camargo na emissora, além de diversas edições do Teleton Brasil.
Em 2015, Eliana passou a ser exibido ao vivo, para concorrer com o Hora do Faro, da Record, que também adotou esse esquema. Entretanto, não durou muito tempo, já que cada vez mais eram exibidas matérias externas, fazendo com que não houvesse sentido em ser ao vivo. Além disso, os custos operacionais também pesaram na decisão e a atração voltou a ser gravada.
Carreira musical
A canção “Os Dedinhos” é considerada um clássico da música infantil brasileira, apesar de não ser de autoria de Eliana. Esse foi o primeiro trabalho lançado por ela, em 1993, como álbum homônimo, logo após o programa Festolândia e no início do programa Sessão Desenho.
Eliana relata que, como aparecia apenas da cintura para cima no programa, precisava de uma música com coreografia que pudesse ser executada sentada, então teve a ideia de gravar “Os Dedinhos”. Outras músicas de sucesso de seu programa antigo, como “Era Uma Vez” e “Abracadabra”, também estão presentes na seleção das músicas do disco, que se tornaram seu álbum único por quase dois anos, até setembro de 1994, quando lançou seu segundo disco, “Eliana”, com o single de sucesso “Pop Pop”.
Em 1995, lançou seu terceiro álbum de estúdio “Eliana”, que se tornou um disco de vendas em sua carreira, com várias canções de sucesso, como “Olha o Passarinho”, “Melocoton” e “Borboletinha”. Em 1996, lançou seu quarto álbum de estúdio “Eliana”, com destaque para o sucesso do single “A Dança dos Bichos”.
Durante o período de 2003 a 2013, ela foi a principal atração do bloco carnavalesco Happy, que desfila durante o carnaval de Salvador. Em uma apresentação única, ela arrastou mais de cinco mil foliões. Em 2007, a cantora apresentou seus maiores sucessos em comemoração aos 15 anos de carreira, e no ano seguinte, trouxe Toni Garrido para participar do bloco.
Depois de oito anos sem lançar CDs, em 2012, a cantora regravou “Ao Mestre com Carinho”, uma das músicas-tema do remake da novela “Carrossel”.