Ex-primeira ministra revela detalhes do último encontro com Rainha Elizabeth II antes de sua morte
Nesta terça-feira, dia 16, a ex-primeira ministra do Reino Unido Liz Truss irá lançar seu livro, Ten Years to Save the West, cuja tradução literal é Dez anos para salvar o Ocidente. Alguns trechos da obra já foram lidos pelo jornal britânico The Sun e, segundo a publicação, há um capítulo que retrata o encontro da governanta com a Rainha Elizabeth II apenas dois dias antes de sua morte.
Truss assumiu o cargo no dia 6 de setembro de 2022, permanecendo um total de 50 dias como Primeira Ministra. Em sua posse, a política se encontrou com a Rainha Elizabeth, que a recebeu de pé em sua sala de estar.
“Disseram-me que ela fez um esforço especial para fazer isso, mas ela não deu nenhum sinal de desconforto durante nossa discussão”, relatou Truss. A ex-primeira ministra foi a 15ª sob o reinado de Elizabeth. Ao se despedir a rainha disse “vejo você novamente na semana que vem”.
Ex-primeira ministra fala sobre lucidez da Rainha Elizabeth II
Em entrevista concedida ao The Sun como parte do lançamento de seu livro, a ex-primeira ministra fez grandes declarações em relação à Rainha Elizabeth II. Liz Truss constantemente detalhou como a monarca mantinha-se consciente de toda a situação no auge de seus 96 anos.
“Durante cerca de 20 minutos, discutimos política – e ficou claro que ela estava completamente sintonizada com tudo o que estava acontecendo, além de ser tipicamente perspicaz e espirituosa. Eu sabia que nunca esqueceria meu último encontro com Sua Majestade – e especialmente o que ela disse no final da nossa conversa em sua sala de estar”, revelou.
Em uma troca com a rainha, Truss recebeu um conselho: “Ser primeira-ministra é extremamente envelhecedor” teria dito a Rainha Elizabeth II.