Facção criminosa amedronta moradores de grande capital ao exigir “pedágio”, incendiar carros e lojas
Uma facção criminosa está amedrontando os moradores no Engenho Velho da Federação. Acontece que, além de serem executados caso sejam considerados desleais, parte da população precisa pagar uma taxa para que possa continuar trabalhando na Avenida Vasco da Gama.
A ordem parte da facção Comando Vermelho (CV), que está estabelecida na Bahia desde o ano de 2020 e já tem mostrado seu poder em territórios e “afronta às forças de segurança”, como detalhou o Correio 24 horas.
Logo nos primeiros dias de 2024, a facção criminosa se envolveu em várias acusações de tráfico de drogas em Salvador. No último dia 15, por exemplo, um marceneiro foi assassinado após não deixar que uma câmera fosse instalada em um poste na frente da sua casa, na comunidade do Forno.
Moradores sofrem extorsão
No mesmo dia em que o homem foi executado a tiros pela facção, outra notícia veio à tona: dessa vez, comerciantes estão sendo extorquidos para que possam trabalhar na Avenida Vasco da Gama. Ainda segundo o Correio, cerca de 10 pessoas sofreram alguma formade intimidação por arte dos traficantes.
Por meio de um aplicativo de mensagens, o grupo detalhou como seria o tal pagamento: “Todos vocês pagarão uma porcentagem referente a segurança que iremos fazer de todos os estabelecimentos (sic)”, que ainda alertou: “Caso pagamento não seja feito, as consequências virão”.
Outro vendedor citou que até mesmo ligações estão sendo feitas para reforçar o pagamento e que, caso não aconteça, haverá uma represália com armas. O valor, contudo, ainda não foi divulgado. Na prática, os comerciantes estão encerrando suas respectivas atividades mais cedo – o que tem causado certos prejuízos.
A Polícia Militar foi acionada e, por conta das denúncias, implantou uma base móvel para garantir a segurança da região. Entre os dias 19 e 20 de janeiro, o órgão prendeu quatro pessoas suspeitas de envolvimento na extorsão.