Família Bolsonaro em apuros: Listamos todos os problemas na justiça que eles possuem
Não é de hoje que a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta problemas na Justiça. Além do político, os filhos dele também acumulam polêmicas e investigações.
O caso mais recente foi o do filho mais novo de Bolsonaro, Jair Renan, que foi indiciado por falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Também conhecido como “zero quatro” o rapaz foi citado pela Polícia Civil do Distrito Federal ao Ministério Público, que deverá decidir se oferece ou não a denúncia à Justiça. As informações são do g1.
Além de Jair Renan, Jair Bolsonaro é pai de outros três nomes controversos na Justiça: Eduardo Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro que já se envolveram em apurações de crimes como ‘rachadinha’ e tráfico de influência.
Relembre problemas judicias da Família Bolsonaro
Flávio Bolsonaro
O filho mais velho do ex-presidente foi acusado, ainda em 2020, de praticas “rachadinhas” enquanto ainda era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério Público, o “zero um” teria desviado mais de R$ 6 milhões com a ajuda do policial militar aposentado Fabrício Queiroz, então chefe do gabinete dele.
Ao todo, Flávio Bolsonaro foi alvo de acusaçoes como crimes de peculato, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa.
Carlos Bolsonaro
Filho do ex-presidente, Carlos também atua na política e é vereador do Rio de Janeiro desde 2001, ocupando seu sexto mandato consecutivo na Câmara Municipal do RJ. Ele é apontado como o principal administrador das redes sociais do pai.
Em 2019, o Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou dois procedimentos afim de investigar o uso de funcionários fantasmas e aplicação também de “rachadinha” no cabinete do vereador.
Eduardo Bolsonaro
O “zero três” de Jair Bolsonaro foi incluído nas investigações acerca dos ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal e também a propagação de notícias falsas nas redes sociais. Além disso, o deputado federal também foi denunciado à Procuradoria-Geral da República por outro colegas parlamentares, por ter feito apologia à violência contra professores.
Jair Renan
O filho mais novo de Jair Bolsonaro está sendo acusado de falsificar quatro relações de faturamento de uma empresa chamada RB Eventos e Mídia, que pertencia ao rapaz até então. Na prática, uma fraude teria sido feita para apresentar um faturamento que nunca existiu, no valor de R$ 4,6 milhões em um período entre 2021 e 2022.