Favela é desmontada por Prefeitura e famílias são realocadas
A Prefeitura de Botucatu, em São Paulo, realizou uma ação de desmonte em uma área repleta de moradias irregulares, ainda na terça-feira (20). O local era conhecido como Favelinha da Vila Sueleny, e abrigava um total de 23 famílias em condições precárias.
A administração municipal informou que as famílias desalojadas foram transferidas para casas alugadas pela prefeitura e, a partir de agora, passarão por acompanhamento psicossocial. Das 23, 15 passaram a fazer parte do Programa Botucatu em Frente, e contarão com oportunidades voltadas ao trabalho e capacitação profissional. Além disso, também haverá o pagamento do benefício do aluguel social.
Após a remoção das famílias, a prefeitura passou a fazer a demolição das antigas casas assim como a limpeza do local. A ideia é que a área seja voltada para o lazer do bairro.
Prefeitura despeja 120 famílias em MS
Já no Mato Grosso do Sul, a prefeitura emitiu uma ordem de despejo de até 15 dias para moradores da Favela Cidade dos Anjos, em Campo Grande. Atualmente, cerca de 120 famílias vivem no local, e se queixam da falta de suporte do governo.
A decisão foi assinada pelo juiz Paulo Roberto Cavassa de Almeida, da 1ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos. A intimação foi enviada aos moradores no sábado (17). “Considerando que se trata de demanda contra pessoas não identificadas e em grande número, fica desde já autorizada a requisição pelo Oficial de Justiça da força policial para cumprimento da presente decisão, cabendo-lhe, em caso de incumprimento, a identificação dos invasores. Em havendo descumprimento, e em sendo identificados os invasores, comunique-se a autoridade policial para os procedimentos cabíveis quanto ao crime de desobediência”, diz o documento.
Enquanto isso, a população local cogita protestos contra a ordem de despejo, já que alega que não tem para onde ir. De acordo com o Campo Grande News, um grupo chegou a ir na Defensoria Pública para tentar reverter a decisão, mas sem sucesso.