Fique alerta com novo “Golpe da atendente virtual”: Não passe dados pessoais para bancos
Um novo golpe está tirando o sossego das entidades policiais. É o chamado Golpe da Atendente Virtual, que está preocupando também autoridades bancárias ao redor do Brasil nessa nova modalidade de golpe.
Na prática, os bandidos se utilizam de mecanismos semelhantes aos sistemas de atendimento virtual de bancos para que possam ter as informações pessoais das vítimas. Desta forma, eles conseguem fazer compras de alto valor em seus respectivos cartões.
O golpe chegou ao ponto em que a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) emitiu um alerta sobre a nova tática de golpes. Os clientes teriam recebido ligações automatizadas informando sobre tentativas de compras suspeitas com seus cartões de crédito, onde começa a partir daí a estratégia para enganar e obter dados sensíveis.
Saiba como evitar o golpe
O Golpe da Atendente Virtual consiste em três etapas. A primeira é a ligação automatizada, onde uma voz robotizada informa sobre uma tentativa de compra em alto valor no cartão de crédito do indivíduo. Após isso, a suposta atendente virtual solicita que o consumidor confirme se é ele ou não o comprador do item. Em seguida, a ligação é voltada para obter dados sensíveis como senhas de cartão, número de CPF e outras informações.
Antes de tudo, é necessário ficar alerta para essas ligações automatizadas, principalmente quando abordam transações suspeitas. No geral, os bancos costumam comunicar de outra maneira.
Além disso, não é recomendado digitar ou fornecer informações pessoais durante ligações, já que os bancos tradicionais não costumam solicitar os dados dessa forma. Caso, durante a ligação, fique com dúvida ou receoso, desligue e entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais, verificando a veracidade da informação apresentada.
“A FEBRABAN reforça a importância de manter a vigilância e seguir as dicas fornecidas para evitar ser vítima de golpes telefônicos e proteger suas informações financeiras”, diz a nota ainda.