Há quantos anos Putin está no poder?
A guerra entre Rússia e Ucrânia iniciou em fevereiro de 2022, após a invasão do território ucraniano pelos russos. Desde então, as pessoas têm realizado buscas na internet sobre o líder russo, Vladimir Putin. Mas afinal, quem é o líder russo que está por trás do comando da guerra contra a Ucrânia? Confira a seguir os detalhes sobre a vida do líder e há quanto tempo ele está no poder.
Saiba quais são as dúvidas mais recorrentes sobre Putin
Acredite ou não, o líder russo está no comando há 23 anos, contando os períodos como primeiro-ministro. Putin iniciou sua carreira como ex-chefe do serviço de espionagem russo FSB – o substituto da soviética KGB, assumindo, assim, o poder em 31 de dezembro de 1999, quando o presidente Boris Yeltsin renunciou ao cargo.
Após assumir o cargo, Putin foi confirmado no cargo de presidente, em seguida, em 2004, conseguiu se reeleger. Em 2008, a Constituição da Rússia só permitia apenas uma reeleição para presidente, contudo, Putin apoiou Dmitri Medvedev, que venceu o pleito.
Dmitri Medvedev assumiu o cargo e, em seguida, nomeou Pudin como primeiro-ministro. Curiosamente, muitas pessoas, inclusive especialista acreditam que era Putin quem de fato comandava o país. Em 2008, o Parlamento Russo, aprovou a ampliação do mandato do presidente de quatro para seis anos.
Com essa mudança, depois do mandato de Dmitri Medvedev acabar, Putin concorre a presidência em 2012, sendo eleito no primeiro turno. Seis anos depois, Putin vence novamente. No poder há um bom tempo e com forte influência política, Putin conseguiu a aprovação de uma lei permitindo que concorra a mais duas eleições, ou seja, ele pode permanecer no poder até 2036, caso queira se candidatar novamente em 2024 e, posteriormente,em 2030.