Hackers invadem sistema de emissão de passaportes: PF suspende ferramenta temporariamente
Nesta quarta-feira, dia 17, a PF anunciou a suspensão temporária do serviço de agendamento de emissão de passaporte online. De acordo com a instituição, ouve uma tentativa de invasão que ocasionou no bloqueio do serviço, que segue sem previsão de normalização.
A Polícia Federal informou que, apesar dos ataques de hackers terem obstruído à veiculação online dos serviços, ainda é possível realizar agendamentos com antecedência, exceção destinada às pessoas que possuem a necessidade de emitir o passaporte nos próximos 30 dias. Para tanto, é preciso enviar documentos que comprovem urgência em uma unidade emissora.
Aos que não possuem urgência ou viagens programadas para os próximos 30 dias, a recomendação da Polícia Federal é que se aguarde a normalização do serviço. A tendência é que o sistema volte ao ar nos próximos dias, mas a instituição evitar divulgar uma previsão oficial.
PF explica invasão ao sistema de emissão de passaportes
De acordo com a PF, foi identificada uma tentativa de invasão aos sistema da instituição no início desta semana. Como precaução, realizou-se a suspensão do agendamento das emissões de passaportes.
A Polícia Federal anunciou que o serviço “será retomado após a verificação de integridade dos sistemas”. No momento, a Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos está encarregada do reestabelecimento do serviço e os servidores já tiveram todas suas senhas de acesso alteradas.
Vale ressaltar que os agendamentos previamente realizados serão mantidos de maneira ordinária, respeitando as datas e horários estabelecidos.