J.K. Rowling gera polêmica ao atacar atores de “Harry Potter”
Nesta quarta-feira, dia 10, a escritora J.K. Rowling, conhecida pela saga Harry Potter, voltou a fazer declarações polêmicas em suas redes sociais. Em comentário no X (antigo Twitter), a autora criticou os atores Daniel Radcliffe e Emma Watson por defender pautas do movimento trans. Os atores ganharam relevância ao interpretarem Harry Potter e Hermione Granger, respectivamente, na adaptação dos livros ao cinema.
Em um post, um fã escreveu “Estou só esperando por Dan [Daniel Radcliffe] e Emma [Watson] para se desculparem com você publicamente… Tenho certeza de que você vai perdoá-los…”. Em resposta, Rowling afirmou que não espera por esse movimento.
“Não há essa certeza, infelizmente. Celebridades que se aproximaram de um movimento que pretende erodir os direitos das mulheres que foram duramente conseguidos e que usaram suas plataformas para comemorar a transição [de gênero] de menores de idade podem poupar suas desculpas para as pessoas traumatizadas que destransicionam e para mulheres vulneráveis que ainda contam com espaços para um só gênero.”
J.K. Rowling acumula polêmicas em sua carreira
Há anos, J.K. Rowling causa polêmicas ao ir contra os direitos trans. Autoproclamada uma feminista radical, a escritora enxerga o movimento trans como um enfraquecimento da luta por igualdade feminina. Por conta de suas falas, Rowling já foi alvo de diversos boicotes, sendo o mais recente realizado no lançamento do jogo Hogwarts Legacy, em fevereiro de 2023.
Tanto Daniel Radcliffe como Emma Watson e demais membros do elenco já rechaçaram as falas preconceituosas da escritora publicamente.