Julgamento por crime sexual de Daniel Alves é iniciado
O jogador Daniel Alves começa a ser julgado nesta segunda-feira (5), na Espanha, pelo crime de agressão sexual. Em prisão preventiva desde o ano passado, o atleta de 40 anos é acusado de violentar uma mulher no banheiro de uma boate em Barcelona, na Espanha, em dezembro de 2022.
À princípio, Daniel Alves havia negado qualquer encontro com a tal mulher, afirmando que não a conhecia. Contudo, o jogador mudou sua versão algumas vezes, afirmando que a relação foi consensual, mas que estava bêbado na ocasião.
Vale lembrar que a pauta de agressão sexual é algo muito forte na Espanha, que prevê condenações de 4 a 15 anos de prisão para os condenados. O julgamento de Daniel Alves, por sua vez, tem previsão de durar três dias ao todo.
Começa julgamento de Daniel Alves
O procurador público do caso Daniel Alves pede que o jogador enfrente nove anos de prisão, além de pagar uma indenização para a vítima no valor de 150 mil euros – o equivalente a R$ 800 mil. No julgamento, a mãe e esposa do jogador já marcaram presença ao chegar no tribunal.
O processo contará com o depoimento de Alves, da mulher que o denunciou e de cerca de 30 pessoas. A mulher, inclusive, prestará seu depoimento atrás de uma tela, com sua voz e imagem distorcidas para que ela tenha sua identidade protegida. Além do depoimento de Daniel Alves, outras seis pessoas irão falar nesta primeira sessão. No dia seguinte, terça-feira (6), outras 22 testemunhas darão seu relato, ao passo que o terceiro dia fica marcado pela apresentação dos trâmites periciais, onde serão entregues relatórios e conclusões sobre o caso.
A defesa do atleta brasileiro ainda pediu a anulação da investigação do caso, afirmando que Daniel teve seus direitos violados – tais como a presunção da inocência – além de ter sofrido um “julgamento paralelo” por parte da imprensa mundial.