Laudos médicos falsos no IR, para conseguir restituição: Militares da reserva dizem ser vitimas de golpe
Em uma investigação realizada pelo repórter Giovani Grizotti, da RBS, foi descoberto um grande golpe de Imposto de Renda utilizando laudos médicos falsos. O caso veio a tona quando militares, que dizem ser vítimas de tal golpe, explicaram o esquema de fraude.
Inicialmente, os laudos médicos ajudavam os oficiais militares da reserva. No entanto, agora estes estão sendo cobrados pela Receita Federal para restituir tais valores. O caso de fraude supostamente é orquestrado pelo técnico em contabilidade Carlos Roberto da Rosa Júnior.
Por recomendação de amigos, os militares da reserva foram ao encontro de Carlos Roberto, que prometia os auxiliar na reversão da cobrança do Imposto de Renda.
“A receita está, realmente, mais exigente. Nós temos várias outras ferramentas em termos de recurso até que, de fato, haja alguma situação que a gente tenha que se preocupar. Ou seja, até que tenha uma dívida tributária. Em regra, nós tivemos 100%, nesse último ano, de deferimento ou deferimento imparcial das impugnações”, disse técnico em contabilidade em um dos vídeos que utilizava como resposta aos processos.
Militares da reserva contavam com laudos médicos falsos
Durante a investigação, foram encontrados diversos laudos médicos falsos destinados aos militares da reserva. Um destes casos foi o de um militar de Capão da Canoa, no litoral gaúcho, que recebeu cerca de R$80 mil por conta de um suposto diagnóstico de infecção nos gânglios linfáticos e câncer de mama.
No entanto, o militar nunca teve nenhuma dessas doenças. A Receita Federal, então, o notificou com uma contestação da documentação que foi apresentada nos meses anteriores. Outro militar, diagnosticado com diabetes e hipertensão, mentiu em seu laudo, afirmando ter câncer, uma vez que suas doenças não são contempladas na isenção do IR.
“O atestado foi colocado que eu tinha um câncer. Não tenho, nunca tive”, disse ele.