Lista de países com pena de morte: onde é permitido e quais mais aplicam
Para quem não sabe e tem curiosidades, a pena de morte como forma de punição por crimes cometidos foi abolida em alguns países ao redor do mundo. Contudo, em vários outros lugares, essa possibilidade ainda existe e está presente no código penal.
Anualmente, cerca de 500 execuções são realizadas como resultado de sentença de morte. Porém, estima-se que o número total de execuções seja ainda maior, alcançando a casa dos milhares a cada ano.
Conforme dados da Anistia Internacional, em 2021, pelo menos cerca de 579 pessoas foram executadas como resultado de uma pena de morte, definida judicialmente. Isso significa que existe uma alta expressiva de cerca de 20% em relação ao ano anterior, sendo a organização Internacional. Com relação ao perfil, a maioria dos executados foi homens e 24 foram mulheres.
Considerando o todo, foram ainda 1.477 sentenças de morte ao longo do ano (executadas ou não). O número de sentenças também representa uma alta de 40%, em relação ao ano comparado, 2020.
Confira a lista dos países que ainda aplicam pena de morte
- China: mais de mil execuções estimadas em 2021, segundo a Anistia Internacional;
- Irã: ao menos 314 execuções
- Egito: ao menos 83
- Arábia Saudita: 65
- Síria: ao menos 24
- Somália: ao menos 21
- Iraque: ao menos 17
- Iêmen: ao menos 14
- Estados Unidos: 11
- Sudão do Sul: ao menos 9
Com relação ao Brasil, o artigo do primeiro capítulo da Constituição de 1988 declarou que não será permitida a aplicação de pena de morte pela Justiça, com exceção de guerra declarada. Vale lembrar que o Brasil não executa alguém por pena de morte desde o século XIX quando se trata de cidadãos civis, e desde o ano de 1970 para casos militares.