Mergulhe na Mente dos Criminosos: 5 documentários impactantes sobre crimes reais
Documentários de true crime exploram as profundezas sombrias da natureza humana, mergulhando em eventos reais como se estivéssemos lá.
Ao revelar detalhes das investigações, muitas vezes complexas, além de perfis psicológicos dos envolvidos, os documentários cativam o público ao oferecer uma visão crua e muitas vezes perturbadora da criminalidade real.
Hoje, conheceremos cinco que vão te fazer levantar desligar a tela e ficar refletindo por um tempo.
1. Night Stalker: Tortura e Terror (2021) – Netflix
“Night Stalker: Tortura e Terror” conta a história de um dos mais notórios serial killers dos EUA.
No verão de 1985, Los Angeles foi atingida por uma onda de calor recorde, junto de uma série de assassinatos e agressões sexuais que, a princípio, pareciam não estar relacionadas. As vítimas incluíam homens, mulheres e crianças, com idades entre seis e 82 anos. Além disso, vinham de diferentes bairros, raças e classes sociais.
Um jovem detetive chamado Gil Carrillo e o lendário investigador de homicídios Frank Salerno se uniram para identificar o culpado e prendê-lo antes que cometesse mais crimes. Enquanto os dois trabalhavam incansavelmente para solucionar o caso, a mídia seguiu o exemplo deles e instaurou o pânico na Califórnia.
A partir de entrevistas e imagens de arquivo, a série documental mostra todo o processo de captura, bem como o julgamento do tal “monstro noturno”.
2. Elize Matsunaga – Era uma vez um Crime (2021) – Netflix
A série documental “Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime” revisita o assassinato e esquartejamento do presidente da empresa Yoki, Marcos Matsunaga, por sua esposa, Elize Matsunaga.
Da infância em Chopinzinho, pequena cidade do Paraná, até o conturbado relacionamento com o empresário antes do assassinato, acompanhamos os detalhes que sucederam o famoso crime, desde tentativas de acobertamento, passando pela confissão, prisão, julgamento em 2016 e também saídas temporárias.
A docuserie possui 4 episódios.
3. A Garota Desaparecida do Vaticano (2022) – Netflix
A minissérie documental conta a história do enigmático caso que acarretou diversas teorias obscuras sobre o desaparecimento da garota de 15 anos Emanuela Orlandi no Vaticano. Ela era filha de um funcionário da cidade-Estado e voltava para casa depois de sua aula de flauta. No entanto, depois de vista pela última vez em um ponto de ônibus no Centro de Roma, a família nunca mais a encontrou.
O caso assombra os italianos há décadas e os familiares da garota precisaram lidar com diversos rumores e pistas sobre o caso.
4. Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez (2022) – HBO Max
Em 1992, a atriz Daniela Perez foi brutalmente assassinada pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e sua esposa Paula Thomaz.
O caso chocou o país e resultou em uma alteração do código penal impulsionada por Gloria Perez, roteirista e mãe da vítima. Trinta anos depois do ocorrido, a série documental explora as investigações e materiais de arquivo para entender o que realmente aconteceu.
Além da participação de Gloria Perez, a produção traz depoimentos de vários rostos conhecidos como Cláudia Raia, Fábio Assunção, Raul Gazolla, Cristiana Oliveira, Maurício Mattar, Wolf Maya e Eri Johnson. Por outro lado, autoridades e advogados envolvidos destrincham os detalhes do caso.
5. Making a Murderer (2015) – Netflix
Com duas temporadas, a série documentário conta a história de Steven Avery. Após ter passado 18 anos preso por um crime que não cometeu, ele consegue a liberdade devido a um exame de DNA que prova sua inocência.
A história vira notícia e, quando está prestes a ganhar uma gigantesca indenização pelo Estado, Avery se torna o principal suspeito do assassinato da fotógrafa e jornalista Teresa Halbach. A série acompanha a investigação, o julgamento e todas as contradições que giram em torno do caso. bem como Steven tentando provar novamente sua inocência.