Mulher de 49 anos morre após cair de brinquedo para crianças de até 10 anos
Um vídeo obtido pela TV Integração revela o momento chocante em que Maria Aparecida do Carmo Silva, de 49 anos, caiu de um brinquedo que simulava uma roda gigante em um restaurante na zona rural de Barbacena, resultando em sua morte.
Nas imagens, a mulher está sentada no balanço com a trava de segurança para trás. Ao iniciar o movimento, ela colide violentamente com o solo, chocando-se também contra uma barra de ferro. Maria Aparecida teve uma parada cardiorrespiratória após a queda e não resistiu, mesmo com tentativas de reanimação.
Caso fatal
O acidente ocorreu no último domingo (17), com aproximadamente 500 pessoas presentes no local. A roda gigante, localizada em um parque infantil no restaurante, foi isolada após o incidente.
A Delegacia Especializada de Crimes Contra a Pessoa está investigando as responsabilidades do proprietário do estabelecimento em relação a alvarás e possível omissão na fiscalização do brinquedo.
O homem responsável por acionar a roda gigante, de rotação manual, também está sob investigação, pois liberou o mecanismo causando a queda fatal.
A investigação visa esclarecer as circunstâncias do acidente, incluindo o cumprimento de normas de segurança e responsabilidade pelos procedimentos no estabelecimento. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias.
A roda gigante, situada em uma área destinada a crianças, possuía uma placa indicando a restrição de idade entre 5 e 10 anos.
Segundo um dos proprietários do restaurante, além da trava de segurança, o brinquedo possui outro dispositivo para prevenir quedas, mas é eficaz apenas para menores.
O restaurante, operando há 9 anos, possui licença de funcionamento e alvará do Corpo de Bombeiros, com vistoria válida até 2026. No entanto, a corporação ressalta que não é responsável pela liberação e fiscalização dos brinquedos, sendo essa uma atribuição do proprietário em cooperação com um responsável técnico.