News do Dia
Últimas notícias

Na linha de frente: Princesa Leonor da Espanha passa por treinamento militar

A princesa Leonor, da Espanha, se prepara para começar três anos de treino de militar. O anúncio foi feito pelo governo do país, na última terça-feira (22), que deu detalhes sobre a preparação da jovem.

Leonor, que tem 17 anos de idade, começa o treinamento militar ainda em setembro. É lá, inclusive, que a princesa completará seus 18 anos, em outubro deste ano.

Vale lembrar que a princesa Leonor é herdeira direta do trono e futura chefe das Forças Armadas, onde sucederá o pai, Felipe VI. Em conferência de imprensa, a decisão de enviá-la foi justificada. “Essa prática baseia-se no fato de, na maioria dos casos e nos termos com o âmbito previsto e regulamentado nos diferentes textos constitucionais, lhes ser atribuído o comando supremo das Forças Armadas”, explicou a Casa Real.

Princesa Leonor da Espanha fará treinamento militar

Para a autorização de princesa Leonor no treinamento, foi necessária a aprovação de um conselho de ministros, na forma de “um Real Decreto que regula a formação e carreira militar da Princesa das Áustrias”.

Além disso, Leonor precisa passar por esse período de treino “tal como fez Sua Majestade o Rei, e tal como se faz nas outras monarquias parlamentares. Tem de receber formação militar”, como explica Margarita Robles, ministro da Defesa.

Atualmente, Leonor cumpre estudos secundários no País de Gales, no Reino Unido e, a partir do mês que vem, inicia sua formação de um ano no Exército. Os outros dois seguintes serão na Marinha e Força Aérea, respectivamente. A princesa, inclusive, será a primeira mulher a ocupar o cargo de “comando supremo” do Exército. “Temos feito um esforço muito importante para incorporar as mulheres nas Forças Armadas”, destacou Robles.

Se desejar, Leonor poderá seguir o mesmo currículo educacional do pai, onde passará por uma universidade espanhola e, posteriormente, um mestrado no exterior. Felipe VI é formado em Direito pela Universidade de Complutense de Madriseu e estudou relações internacionais em Georgetown, Washington.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.