Netflix enfrenta graves acusações com reality show de ‘Round 6’; entenda
Squid Game, também conhecida como Round 6, se tornou o maior sucesso da Netflix na história do streaming, ocupando o posto de produção original mais assistida da plataforma. Com o sucesso, a empresa criou um ‘derivado’ da série, dessa vez tornando o universo da trama real em um novo reality show.
Intitulado O Desafio, o programa traz 456 participantes em provas similares à da série ficional. O prêmio, por sua vez, equivale a US$ 4,56 milhões, o que equivvale a R$ 22,3 milhões na cotação atual, como apurou o Notícias da TV.
Contudo, o programa parece não estar indo bem para a Netflix, já que alguns dos participantes acusaram a produção de abuso e manipulação dos resultados. Além disso, uma empresa ameaça processar o streaming por colocar a saúde dos competidores em risco.
Participantes de reality acusam Netflix de manipulação
Em todo o jogo, existe apenas um brasileiro que compete com os demais – o cantor Yohan Tanaka, identificado como o jogador 379, que foi eliminado logo na primeira prova do reality show.
O participante, porém, contesta a eliminação, afirmando que ele e outros competidores cumpriram todos os critérios da prova, intitulada Batatinha Frita 1, 2, 3. O tempo da prova também é outra reclamação do brasileiro, que afirma que eles não tinham relógio e precisaram encarar cerca de 10 horas de gravação sob o frio de temperaturas negativas da Inglaterra.
Além do brasileiro, outras quatro pessoas – que permaneceram em anonimato – denunciam que o programa chegou ao nível de competidores desmaiarem, chorarem e implorarem por ajuda médica. Uma das jogadores chegou a ter convulsões, enquanto outra pessoa foi retirada do local em um caixao cenográfico – que substituiu a maca habitual.
Já a empresa britânica Express Solicitors afirmou que irá processar a Netflix e a Studio Lambert – responsável pela produção do reality show – pela ameaça contra a saúde dos jogadores em nome do entretenimento.