Novela Pantanal foi fenômeno de audiência na TV Manchete
Em 1990 estreava na TV manchete a nova Pantanal. Na época, a novela liderou os índices de audiência da TV brasileira, superando à época, a TV Globo, que parecia ser imbatível. No horário de exibição da nova às outras emissoras como o SBT, Record e Bandeirante também perdia sua audiência para a novela.
Produzida por Benedito Ruy Barbosa, a novela chegou ao fim como mais 216 capítulos. Após tanto sucesso e de ter marcado uma geração, a novela retorna a ser exibida na TV Globo, com a estreia do remake.
Não é difícil imaginar tanto sucesso, Em uma reportagem da “A estrela selvagem que ‘bate’ na Globo’, publicada em 21 de abril de 1990, resume bem os motivos para tal sucesso:
“A popularidade de Pantanal se apoia em um texto seguro, que resgata o gênero épico que a própria Globo explorou por muito tempo e abandonou, preferindo os tons suaves da comédia.
Todas as emoções típicas das telenovelas são tratadas de forma solene: amores difíceis, vingança, solidariedade e injustiça. Por outro lado, a saga pantaneira encontra uma direção requintada, cheia de planos abertos, estilo que a Manchete vem tentando há algum tempo e nas mãos do diretor Jayme Monjardim parece ter amadurecido.
Esses dois ingredientes se somam ao fato de Benedito Ruy Barbosa ter conseguido desenhar personagens com uma empatia fabulosa dentro de um universo pouco explorado na televisão, o ambiente rural”.
Na época, com menos de um mês de exibição, Pantanal já havia superado a audiência de todas as concorrentes, em especial, da líder do momento, a Globo. O sucesso foi tanto que até os produtores da novela se espantaram com a tamanha repercussão da novela. Na ocasião, perguntados sobre o sucesso, eles mencionaram que não tinha interesse em concorrer diretamente com a Globo. O interesse na época era ultrapassar o SBT, em um primeiro momento.