O que aconteceu com Céline Dion?
Aos 54 anos, a cantora Céline Dion precisou interromper sua agenda de shows e carreira por conta de um grave problema de saúde. A artista foi diagnosticada com um distúrbio neurológico raro, que afeta todo o seu organismo.
O anúncio foi feito em dezembro de 2022, quando Celine Dion recebeu o diagnóstico, que implica em ela não cantar “do jeito que está acostumada”.
“Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho tido”, disse a voz de My Heat Will Go On, em vídeo. A condição afeta “todos os aspectos” da vida da artista. “Às s vezes causando dificuldades ao caminhar e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar como estou acostumada”, detalhou ainda.
Qual é a doença de Celine Dion?
Celine Dion foi diagnosticada com a Síndrome da Pessoa Rígida, doença rara e progressiva que afeta diretamente o sistema nervoso – como o cérebro e a medula espinhal. Por conta disso, Dion tem recebido acompanhamento da equipe, profissionais médicos e familiares. Ela conta que a condição afeta uma pessoa a cada 1 milhão e lamenta que pouco se saiba sobre a doença.
“Embora ainda estejamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho tido”, justifica. “Dói dizer a vocês hoje que isso significa que não estarei pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro. Tenho uma grande equipe de médicos trabalhando ao meu lado para me ajudar a melhorar e meus preciosos filhos, que estão me apoiando e me ajudando”.
Recentemente, a irmã da cantora, Claudette, deu detalhes sobre o estado de saúde dela. Para a revista Hello, a familiar conta que os espasmos tem sido cada vez mais fortes e difíceis de controlar.
“Ela está fazendo de tudo para se recuperar. Ela é uma mulher forte (…). Mas é uma doença sobre a qual sabemos tão pouco. Há espasmos, e eles são impossíveis de controlar, e não há muito o que fazer para apoiá-la, para aliviar sua dor”, declarou.
Quais são os sintomas da Síndrome da Pessoa Rígida?
A Síndrome da Pessoa Rígida tem como principais sintomas:
- Rigidez muscular
- Alteração na postura
- Estresse e ansiedade
- Complicações respiratórias
- Dificuldade na mobilidade