O que é alopecia? Entenda doença das irmãs Maiara e Maraísa
As irmãs, Maiara e Maraísa estão enfrentando problemas com alopecia. Após Maraísa ter sido diagnosticada, Maiara, contou que está passando pelo mesmo.
Em sua rede social, Maiara compartilhou um vídeo em que fala sobre o tratamento que tem feito para tratar a doença. Na publicação, a cantora contou que tem feito tratamento para recuperar o couro cabeludo. Ainda, a sertaneja destacou a importância de ter os cuidados neste período.
“Não adianta só ter um cabelo bonito por fora, ele tem que estar saudável por dentro também. A Eliana e o doutor Domingos fazem isso por mim. Eles cuidam do meu cabelo de forma integral, desde a escolha do mega, a troca, até o método da microemborrachada”, declarou ela.
Tratamento de alopecia
A Nutróloga e Ortomolecular Fernanda Cortez explicou detalhes envolvendo o tratamento de alopecia, doença que causa a ausência ou queda de cabelos.
“Primeiro lugar, é importante procurar um profissional especialista na área. O tratamento é feito de acordo com a causa, mas o médico pode indicar o uso de medicamentos para ser aplicado no local da queda”, disse ela.
A alopecia é doença que gera a ausência dos cabelos e dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total – depende do paciente. Nesse caso, a especialista alerta que existem vários tipos de alopecias, entre elas, androgenética, areata, tração e eflúvios.
A especialista alerta que é importante adotar alguns cuidados básicos no dia a dia que podem ser decisivos para evitar a doença. Entre eles, evitar banhar em água quente, uso de protetor térmico – muito utilizado por quem faz uso de chapinha.
“Quem faz o uso de escova ou chapinha, sempre passar protetor térmico, pois o calor pode prejudicar os fios, quando estiver muito sol, fazer o uso de bonés ou chapéus. Banho muito quente pode prejudicar os fios e a aparência, além de manter uma boa alimentação, pois é muito importante”, disse.
Apesar de ter tratamento para diminuir as quedas, a alopecia não tem cura. Por ser uma doença genética, que passa de pai para filho, ela apenas pode ter seus sintomas controlados.