O que é uma arma fria?
O trágico falecimento da diretora de fotografia Halyna Hutchins, que foi fatalmente atingida por um disparo de uma arma cenográfica apresentada como inofensiva ao ator Alec Baldwin durante as filmagens de um filme do gênero western, reacendeu a discussão em torno do uso de armas de fogo em sets de cinema. Esse triste episódio, trouxe novamente uma polêmica sobre a segurança e o manejo adequado de armas de fogo durante as produções cinematográficas.
Um boletim de segurança divulgado pela própria indústria do cinema e da televisão contam regras detalhadas que como deve ser o manejo do objeto em momentos de gravação. No próprio documento, menciona que os cartuchos de festim podem matar. Ainda é alertado aos usuários que nenhuma munição real dever ser utilizada em sets de filmagem. Contudo, essa nota trata-se de uma recomendação não obrigatórias.
Afinal, o que é uma arma fria?
A arma que entregue ao ator Baldwin foi descrita como uma “arma fria”. Na linguagem cinematográfica, isso indica ser uma arma completamente vazia, sem nem mesmo um cartucho de teste em seu interior. Essa arma pode ser manuseada livremente e acionada sem representar perigo algum.
É importante lembrar que em sets de filmagens podem ser utilizados tanto arma fria quando arma quente. No momento incidente, a arma em que o ator manuseava está carregada e, fatalmente, atingiu sua colega de trabalho.
A indústria cinematográfica, conta que acidentes como esse não é muito comum já que no ambiente gravação eles sempre prezam pela segurança de todos. Inclusive, afirma que sempre ao usarem armas frias em gravações existe um processo de checagem bastante rigoroso. No entanto, alguém pode cometer erros ou até mesmo uma série de erros e, como consequência, pode ocorrer episódios como esse do ator Alec Baldwin.