O que pode ser considerado como arma branca?
O conceito de arma branca é muito pouco falado, porém, pode-se definido com sendo o objeto que pode ser usado diretamente para atacar ou se defender de alguém ou alguma coisa, mas a princípio não tem essa finalidade.
Uma segunda definição alega que a arma branca é todo objeto constituído de um desejo de atacar algo ou alguém, mas de maneira manual, ou seja, por meio de uma espada, punhais, soco-inglês e entre outros objetos perfurantes.
Lei da arma branca
Conforme a Lei, no estado do Rio de Janeiro, é proibida a posse de facas, punhais ou objetos similares que possuam lâminas com mais de dez centímetros de comprimento. Caso alguém esteja no momento usando arma branca contra alguém, a infração resultará na detenção dos infratores, além da aplicação de multa.
No âmbito nacional, conforme o Decreto de Lei nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, é definido o conceito de arma branca. Segundo o artigo 3º do decreto, item XI, uma arma branca é caracterizada como “artefato cortante ou perfurante, normalmente constituído por peça em lâmina ou oblonga”.
Portanto, isso significa que facas, canivetes e outros objetos que possuam capacidade de corte são classificados como armas brancas, conforme descrito pela legislação.
Tipos de armas brancas
Agora que você já sabe a definição de arma branca, confira a lista de objetos que podem ser classificados como arma branca e que se enquadra em sete espécies: perfurantes, cortantes, perfurocortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurocontundentes e perfurocortocontundentes.
- Perfurantes: chave de fenda, agulha, florete.
- Cortantes: lâminas, giletes, navalhas e etc.
- Perfurocortantes: faca, garrafa, vidro quebrado e etc.
- Contundentes: martelo, pedaço de pau, soqueira e etc.
- Cortocontundentes: machado, guilhotina, foice.
- Perfurocontundentes: picareta, lança, arpão.
- Perfurocortocontundentes: facão e katana.