Operação da PF desmantela esquema de tráfico internacional de bebês
A Polícia Federal deflagrou, na última segunda-feira (4), uma operação que resultou na prisão de um cidadão português suspeito de envolvimento em um esquema de tráfico internacional de bebês. A ação ocorreu em Valinhos (SP) e Itatiba (SP), onde foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca pessoal e busca e apreensão.
A investigação teve início quando a promotoria de Valinhos comunicou à Polícia Federal sobre um caso de abandono de um recém-nascido na Santa Casa da cidade, em 30 de novembro. O pequeno, ainda hospitalizado, foi registrado como filho do português, que, surpreendentemente, já havia registrado outra recém-nascida como sua filha no mesmo hospital em menos de um mês.
Suspeita de tráfico de bebês
A suspeita recaiu sobre a falsificação de documentos, registrando a paternidade dos bebês em juízos diferentes, acompanhados de pedidos de guarda unilateral. Esse artifício permitiria ao suspeito sair do país sem a necessária autorização materna. Diante das evidências, a alta hospitalar do bebê foi adiada, e a Polícia Federal, em colaboração com o Ministério Público, Ministério Público Federal, Justiça Federal e equipe médica da Santa Casa, iniciou diligências.
A Adidância da Polícia Federal em Portugal foi acionada para auxiliar nas investigações e localizar a recém-nascida que já havia sido levada para a Europa. Os envolvidos enfrentam acusações que incluem tráfico internacional de crianças, registro falso e promoção de ato destinado ao envio de criança para o exterior sem as formalidades legais, com penas que podem ultrapassar 18 anos de prisão.