Os crimes mais cometidos no Brasil
De acordo com um estudo publicado pela Agência Brasil, o total de pessoas encarceradas no país chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, o mesmo dado entregava que o número era 622.202. Assim, nesse interim, houve um impressionante crescimento de mais de 104 mil pessoas presas.
Mais ainda, revelou-se que cerca de 41,5% dos presos são provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial transitada em julgado. Além disso, mais da metade dessa população são de jovens de 18 a 29 anos, entre os quais 66,7% são negros.
Outro destaque da pesquisa é que o Brasil aparece em terceiro lugar do ranking global de pessoas presas, atrás somente dos Estados Unidos e China.
Outros estudos indicavam que o país poderia chegar, em 2020, com mais de 1 milhão de pessoas encarceradas, caso fosse mantido aquele ritmo de prisões sem que fossem tomadas medidas para mudar o sistema prisional.
Passado o tempo, segundo pesquisa de 2022 do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a população carcerária do Brasil, hoje, é de 919.915 pessoas, o que faz com que estejamos perto de atingir a marca de 1 milhão de pessoas presas.
Deixando o debate político e moral de lado neste artigo, veremos quais são os crimes mais cometidos por essas pessoas que fazem parte da assustadora estatística.
Os crimes
- Tráfico de Drogas – crime contra a saúde pública
- Furto – crime contra o patrimônio
- Roubo – crime contra o patrimônio
- Latrocínio – crime contra o patrimônio
- Receptação – crime contra o patrimônio
- Homicídio – crime contra a vida