Parece Cena de Cinema: Conheça 5 crimes reais que viraram filmes
Nas telas de cinema ou no streaming, crimes ganham vida de maneira intrigante, revelando narrativas obscuras e complexas que buscam levar o público para a imersão completa no contexto dos crimes.
Este mergulho na história através de uma estória criada para uma ser experiência cinematográfica, oferece uma perspectiva única sobre os eventos. Porém, assim como toda adaptação de uma estória para o audiovisual, mudanças na história real as vezes são necessárias para a narrativa, o que desafia os limites da criatividade dos roteiristas que precisam contar algo verdadeiro de maneira cinematográfica.
Hoje, veremos 6 crimes reais que tiveram suas histórias adaptadas para filmes.
1. A Menina que Matou os Pais/O Menino que Matou Meus Pais (2021) – Amazon Prime Video
A Menina que Matou os Pais se passa em 2002, quando um crime cometido em São Paulo chocou o Brasil. A jovem Suzane von Richthofen (Carla Diaz), junto ao seu namorado Daniel Cravinhos (Leonardo Bittencourt) e seu irmão Cristian (Allan Souza Lima), assassinaram seu pai Manfred von Richthofen (Leonardo Medeiros) e sua mãe Marísia (Vera Zimmerman).
Dezoito anos depois, o caso é revisitado em “A Menina que Matou os Pais” sob o ponto de vista de Daniel, que revela seus motivos para participar do assassinato.
Além disso, “O Menino que Matou Meus Pais” conta a mesma história, porém agora partindo da perspectiva de Suzane Von Richthofen.
2. Zodíaco (2007) – HBO Max
Três cartas diferentes chegam aos jornais “San Francisco Chronicle”, “San Francisco Examiner” e “Vallejo Times-Herald” no dia 1 de agosto de 1969, enviadas pelo mesmo remetente.
A carta enviada ao “Chronicle” trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam.
Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme “Zaroff, o Caçador de Vidas” (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.
Inspirado na história real do assassino do Zodíaco, cuja identidade só foi descoberta em 2021.
3. O Enfermeiro da Noite (2022) – Netflix
“O Enfermeiro da Noite” é baseado na história da perseguição a Charlie Cullen, enfermeiro que foi apontado como um dos assassinos em série mais perigosos de todos os tempos.
Levando uma vida aparentemente normal com sua esposa, Charles, o “Anjo da Morte”, trabalhou em diversos hospitais e teria assassinado cerca de 300 pessoas ao longo dos seus dezesseis anos de atividade.
No filme, vemos Amy (Jessica Chastain), uma enfermeira sofrendo de burnout na área da UTI, além de ter que cuidar de seus filhos como mãe solteira, faz de tudo para manter sua vida intacta.
A ajuda finalmente vem com o novo enfermeiro Charlie, com qual compartilha longos plantões durante a madrugada e acaba ficando próxima. Com o novo amigo, Amy finalmente vê a luz no fim do túnel, mas quando acusações chegam, é forçada a arriscar sua vida e a segurança de seus filhos para descobrir a verdade.
4. Bem-Vindos à Vizinhança (2022) – Netflix
Em “Bem-Vindos à Vizinhança”, o casal Nora (Naomi Watts) e Dean Brannock (Bobby Cannavale) finalmente realizaram o sonho de comprar a casa perfeita. Espaçoso e aconchegante, o novo lar era tudo que eles sempre quiseram para sua família. Mas quando cartas anônimas começam a chegar em sua caixa de correio, o sonho rapidamente se transforma em pesadelo.
Eles começam a receber mensagens estranhas com frequência de uma figura anônima que se identifica como “O Observador”. Nas cartas, a pessoa explica sua obsessão pela casa e os questiona se conhecem a história por trás dela. Aos poucos, os bilhetes se tornam cada vez mais ameaçadores, obrigando a família Brannock a considerar abandonar seu novo lar.
Baseado na história real da família Broaddus, um caso real ocorrido em 2014, no qual uma família recém-chegada à vizinhança recebe cartas ameaçadoras de uma figura desconhecida.
5. Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019) – Amazon Prime Video
O filme é uma espécie de cinebiografia do real Ted Bundy, interpretado por Zac Efron, que matou pelo menos 30 mulheres em sete estados norte-americanos durante a década de 1970.
Bundy se tornou famoso em todo o país, em parte por causa da fama de sedutor, que levou a conquistar várias fãs, e em parte por ter efetuado sua própria defesa nos tribunais.
A trajetória do psicopata é contada pelo ponto das mulheres que amou: Liz Kendall (Lily Collins), com quem se casou, e Carole Ann Boone (Kaya Scodelario), amante que o apoiou durante o longo julgamento nos tribunais.