Patrícia Poeta processa Sonia Abrão por injúria e difamação; entenda o motivo
Anteriormente, Patrícia Poeta entrou com uma notificação extrajudicial com um pedido de retratação pública enviado para Sonia Abrão e o colunista Alessandro Lo-Bianco. A decisão foi tomada em abril deste ano pela apresentadora do “Encontro”, programa matinal da Globo, juntamente com o seu advogado André Perecmanis.
Contudo, na última terça-feira (29), a apresentadora do “A Tarde é Sua”, da Rede TV!, virou ré de um processo movido por Patrícia Poeta. Entenda todos os detalhes a seguir e saiba a fala de Sonia que gerou toda essa polêmica [veja vídeo no final da matéria].
Patrícia Poeta x Sonia Abrão; entenda detalhes da briga judicial
Em abril de 2023, o advogado de Patrícia Poeta se pronunciou sobre a notificação extrajudicial e disse que a jornalista estava sendo vítima de crimes feitos por Sonia e Lo-Bianco:
“Há meses Patrícia Poeta vem sendo vítima dessas duas pessoas com injúrias e difamações e isso é crime. Nós enviamos uma notificação extrajudicial na quinta-feira (13 de abril) com um pedido que eles se retratassem e pedissem desculpas publicamente e nada aconteceu até agora. Mesmo isso aconteça (retratação), não nos impede de processá-los”, conta Perecmanis.
O profissional ainda afirmou que a dupla fez declarações ofensivas à imagem de Patrícia: “Eles divulgam fatos que nunca aconteceram, falam ‘fontes próximas’ que não existem e ainda utilizam adjetivos como ‘recalcada’, ‘sínica’, ‘grossa’ e ‘mal-educada’ contra a minha cliente. Não se pode criar uma névoa sobre a reputação de uma pessoa e achar que isso vá ficar impune. É importante também que tudo isso venha a público”, explicou.
Sem conciliação = Sonia Abraão vira ré em ação
Houve uma audiência de conciliação. Contudo, as artistas não entraram em um acordo. Com isso, Sonia se tornou ré em um processo criminal movido por Patrícia.
Logo após, nesta terça-feira (29), juíza Roberta de Toledo Malzoni Domingues acatou uma queixa-crime contra a apresentadora da Rede TV!, conforme o Splash, do UOL.
Sonia Abrão pode ser presa?
Segundo informações do Código Penal Brasileiro, caso alguém seja condenado por difamação, pode pegar uma pena de detenção de três meses a um ano e multa. Já o crime de injúria tem penalidade de detenção de um a seis meses ou multa, para quem “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro”.
O que aconteceu?
Há meses, Sonia Abrão fez uma declaração sobre Patrícia Poeta e falou da apresentadora do Encontro com Manoel Soares, seu colega de palco.
Que absurdo! Quanto desrespeito com um colega. Depois, ela diz que é tudo invenção da imprensa! Manoel Soares dá de 10 a 0 nela pelo talento e profissionalismo com que segura essa humilhação há mais de um ano. Ninguém merece uma coisa dessas! Volta, Fátima. Ela podia fazer corpo mole no ‘Encontro’, mas nunca, em dez anos no ar, destratou colegas assim! Quanto recalque da Poeta com o Manoel. Imperdoável
Sônia Abrão, em 3 de abril, sobre a polêmica em uma postagem no Instagram.
Veja uma das declarações de Sonia Abrão detonando Patrícia Poeta: