PF descobre esquema de tráfico internacional no Aeroporto de Guarulhos
Na última quinta-feira (7), a Polícia Federal deflagrou uma operação para combater o tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Treze mandados de prisões temporárias e dezoito de busca e apreensão estão sendo cumpridos contra traficantes que atuavam na região.
Até o momento da divulgação, nove pessoas já haviam sido presas. As investigações, provenientes de três fontes distintas, identificaram membros de grupos que enviavam cocaína para a Europa e África, utilizando malas despachadas de forma irregular ou o setor de cargas do aeroporto.
Tráfico internacional de drogas
A PF ressaltou que parte dos suspeitos detidos é considerada líder do tráfico na área de Guarulhos. O modus operandi dos criminosos envolvia a criação de grupos no WhatsApp para organizar o envio da droga, conforme indicaram indícios de técnicas investigativas.
Até o momento da operação, que teve início pela manhã da quinta-feira (7), as autoridades apreenderam quase 700 quilos de cocaína, tanto no Brasil quanto no exterior. Os destinos da droga incluem a Alemanha (578 quilos), Portugal (77 quilos) e Etiópia (37 quilos).
A ação policial ocorre em continuidade às investigações iniciadas em 23 de novembro, quando o sistema de monitoramento do Aeroporto de Guarulhos registrou a participação de três homens em um esquema de troca de bagagens para enviar cocaína ao exterior. Na ocasião, 40 quilos da droga foram apreendidos pela polícia.