Por que MC Marcinho não foi transplantado?
No último domingo (27), Fausto Silva passou por um transplante cardíaco no Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo. A cirurgia do apresentador de 73 anos foi realizada um dia após o falecimento do MC Marcinho, que foi removido da lista de espera para um transplante de coração devido a uma grave infecção generalizada.
Com isso, uma pergunta tomou conta da web: por qual motivo Faustão conseguiu fazer o transplante e MC Marcinho não pôde? Saiba a resposta para essa pergunta a seguir.
Por que Faustão fez um transplante de coração de MC Marcinho não?
Segundo informações fornecidas por Daniela Salomão, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, determinadas condições médicas podem impedir a realização de um transplante cardíaco.
As condições clínicas de Fausto Silva e MC Marcinho eram diferentes. No caso de Faustão, o apresentador havia sido internado em um hospital particular em São Paulo no dia 5 de agosto devido à insuficiência cardíaca, necessitando de diálise e medicamentos para auxiliar a função cardíaca. Seu quadro o colocou como uma prioridade na lista de espera para o transplante.
Enquanto isso, Marcinho enfrentava complicações adicionais que tornavam a cirurgia inviável, como informado pela equipe médica do músico. A situação do cantor piorou depois de sofrer uma parada cardíaca em 10 de julho, sendo colocado em ventilação mecânica na UTI de um hospital no Rio de Janeiro.
Ao longo da hospitalização do funkeiro, foram realizados diversos procedimentos, incluindo a utilização de um coração artificial e a tecnologia ECMO, que oxigena o sangue fora do corpo.
Em 22 de agosto, Marcinho foi retirado da lista de espera devido a uma infecção generalizada — pois ficou inapto para receber um coração novo nessas condições. Desde então, ele dependia de suporte de ventilação mecânica e hemodiálise. O cantor veio a falecer no último sábado (26), devido a múltiplas falências de órgãos.