Prioridade? Faustão tem tempo de espera por um coração reduzido
Após 15 dias de internação, Fausto Silva, de 73 anos, recebeu a recomendação médica para se submeter a um transplante cardíaco. A informação foi divulgada na noite deste domingo (20).
Faustão encontra-se sob cuidados intensivos e já está na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar o transplante de coração, que pode levar de 12 a 18 meses para ocorrer.
Por que Faustão terá prioridade na fila do transplante de coração?
De acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o apresentador não ficará no fim da fila. Silvia Ayub Ferreira, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, afirma que Fausto Silva atente todos os critérios para conseguir prioridade na fila de espera.
Quando o paciente está internado necessitado de medicação inotrópica [cujo objetivo é aumentar o tônus e a contratilidade do músculo cardíaco] para ajudar na contração do coração ou algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização
Silvia Ayub Ferreira, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês
Como o apresentador está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se adequa aos critérios.
O que diz o boletim médico de Faustão?
Um boletim médico, divulgado no último domingo (20), revelou uma piora considerável no quadro clínico de Faustão. Os médicos explicaram que ele está fazendo uso de medicações que controlam o bombeamento do sangue pelo organismo.
Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020. Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração
Boletim médico de Faustão do último domingo (20)