News do Dia
Últimas notícias

Quadrilha aplicava golpes usando “Falso Whatsapp” em familiares de servidores públicos

Uma operação coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) resultou no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em quatro estados: São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina.

A ação visava desarticular uma quadrilha especializada em aplicar golpes utilizando perfis falsos no WhatsApp, direcionados a familiares de servidores públicos potiguares.

Golpes de “falso WhatsApp”

Segundo as investigações, os estelionatários utilizavam o método conhecido como “Falso Whatsapp”. Inicialmente, obtinham fotos das vítimas na internet e as inseriam em perfis falsos vinculados a números controlados pelos golpistas.

Em seguida, entravam em contato com os familiares sob a falsa alegação de terem mudado de número, simulando situações econômicas desfavoráveis e solicitando auxílio financeiro de maneira urgente.

A dinâmica dos golpes, aplicados entre a segunda quinzena de junho e meados de julho de 2021, indicava uma possível conexão entre os núcleos estaduais. A ação criminosa envolvia diversos estados, evidenciando uma estrutura organizada por trás dos crimes.

A Operação Cidade do Sol resultou no cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão. As cidades paulistas de São Vicente e Praia Grande, Balsa Nova e Campo Mourão no Paraná, São Desidério na Bahia, e Florianópolis em Santa Catarina foram alvos da operação.

O MPRN investiga o envolvimento de outros indivíduos nos golpes, assim como a existência de mais vítimas do grupo.

A ação, denominada “Cidade do Sol”, contou com o apoio dos Ministérios Públicos e das Polícias Civil e Militar de São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná e Santa Catarina, reunindo promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e agentes de segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.