News do Dia
Últimas notícias

Qual a história da cidade de Petra: onde fica, origem e aparições na cultura pop

A cidade de Petra, na Jordânia, essencialmente foi esculpida em pedras. Seu nome, inclusive, significa “pedra” em grego. Ao longo do tempo, Petra, berço do povo nabateu, foi conhecida por várias expressões como “cidade rosa”, “rochosa”, “perdida”, “das pedras” e “dos mortos”.

História

Fundada em 312 a.C., se transformou em um eixo importante nas rotas comerciais, recebendo caravanas de seda, incenso e especiarias que ligavam a China e a Índia à Grécia, Roma, Egito e Síria.

Árabes nômades, conhecidos como nabateus, talharam, literalmente, a cidade, em uma mistura de arquitetura greco-romana e oriental. Petra, com sua beleza, entrou na mira dos romanos Pompeu e Herodes, mas só sucumbiu em cerca de 130 d.C., quando o imperador Adriano a conquistou.

Já por volta do século V, os nabateus decidiram partir para outros lugares mais seguros para o povo, pois dois terremotos destruíram a cidade. Petra, então, foi abandonada e ficou esquecida no tempo e na areia, até que, em 1812, o explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt, amante da cultura muçulmana, se fez passar por um mercador árabe para conquistar a confiança dos beduínos – os únicos que sabiam como encontrar a cidade esquecida – que um dia finalmente lhe mostraram o caminho das pedras.

O local tem diversos túmulos reais, tumbas, ruas colunadas, portões arcados, obeliscos e altares. A maior estrutura é o Monastério. Ele é alcançado a partir de uma escadaria de 843 degraus talhada nas rochas. A subida é possível a pé ou com animais.

O Monastério, aliás, demonstra como a maioria das construções do local se ergueram. As principais obras de Petra foram construídas de baixo para cima. Os operários ergueram grandes escadas, com degraus de 6 m, antes de começar a marretar o arenito. Eles não ficavam pendurados em cordas, mas alicerçados nos próprios degraus.

image 31

Arqueólogos acreditavam que a entrada do Monastério tinha uma escada em linha reta, mas estudos com aparelhos de scanner em 3D mostraram que, provavelmente, a escada se bifurcava. No meio do terreno, havia uma estrutura com seis colunas, talvez uma área para rituais. O Monastério seria, então, um centro de veneração.

Ainda há muito a se descobrir sobre Petra, já que somente 1% dos 264 quilômetros quadrados da cidade foram explorados. Patrimônio da Unesco, Petra é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Na cultura pop, ela já deu as caras em filmes como Indiana Jones e a Última CruzadaTransformers e Mortal Kombat.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.