Qual é a diferença entre arma branca e arma de fogo?
Não é incomum ter dúvida sobre a diferença entre arma branca e arma de fogo. O Estatuto do desarmamento, mas precisamente a Lei 10. 826/03 que explica sobre a diferença entre ambas. Primeiramente, analisa-se o conceito de arma de fogo, segundo o artigo 3º, inciso XIII, do Decreto 3.665/2000, que diz o seguinte:
A arma de fogo pode ser considerada aquele objeto que lança projéteis através da força expansiva dos gases gerados pela combustão de um propelente contido em uma câmara. Nessa câmara precisa está normalmente conectada a um cano, cuja função fundamental é permitir a continuidade da combustão do propelente, além disso, é necessário direcionar e estabilizar o projétil.
Conceito | Arma Branca
É fácil pensar por exclusão. A arma Branca, por outro lado, é qualquer objeto que não se enquadre na definição de arma de fogo, ou seja, pode ser considerado arma branca todo objeto que pode ser classificado em duas categorias, sendo elas: própria e impróprias.
No sentido da arma própria, é o objeto fabricado com uma finalidade específica de serem usadas para ataque e defesa. Alguns exemplos que podem ser citados são os objetos como: a faca, a espada, os punhais e machados. Nesse sentido, as armas são projetadas – essencialmente- para causar danos físicos, com características específicas que facilitam o seu manuseio e uso efetivo.
Por outro lado, as armas brancas impróprias são objetos que não foram produzidos com a finalidade específica de serem utilizados como armas, mas podem ser utilizados para defesa pessoal em determinadas situações. Alguns exemplos são os objetos do cotidiano, como martelos, canetas, chaves de fenda e até mesmo objetos improvisados em uma emergência.