Qual é a diferença entre Polícia Militar e Brigada Militar?
Curiosamente a história da força policial militar do Estado já recebeu ao longo dos anos outras denominações. Há recordações que em 1837, foi criada a “Força Policial da Província”. Essa força tinha como objetivo principal auxiliar na administração d ajustiça, ou seja, manter a ordem social e garantir a segurança pública na capital.
De volta ao passado
Ainda em 1841, correu uma regulamentação e, de imediato, a instituição passou a ser chamada de “Corpo Policial”. Contudo, alguns anos depois, voltou-se a adotar o nome de “Força Policial”. Com a proclamação da República em 1889, a denominação mudou novamente, passando a ser conhecida como “Guarda Cívica”.
Ressalta-se que essa mudança foi temporária e, anos mais tarde, a instituição retornou ao nome de “Corpo Policial”. Em outubro de 1892, foi estabelecido o nome que persiste até hoje “Brigada Militar”.
O nome escolhido “Brigada Militar” destina-se a força policial militar do estado que objetiva transmitir a ideia de uma corporação organizada, disciplinada e com total capacidade para lidar com os desafios de segurança pública. Ao fazer jus a esse nome, a instituição passou a buscar reforças sua ligação com a atividade militar, sempre dando ênfase na importância do preparo e da hierarquia em suas operações.
Em resumo, a “Brigada Militar” foi criada para fazer o controle da ordem social. Com características militares, ao longo dos anos, a instituição foi se aperfeiçoando para consolidar seus laços e se mostrar, socialmente, uma corporação preparada para os desafios. Desde então, vem atuando de forma ostensiva e preventiva quando necessário.