Qual é a emissora de televisão mais antiga do Brasil?
Não se poder negar que nenhum outro meio de comunicação foi mais presente na vida dos brasileiros com a TV. A TV brasileira acumula elogios com sendo uma das melhores do mundo. Dito isso, a primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi, foi inaugurada em 1950.
Hoje, ao assistir aos programas de alta qualidade na televisão, é difícil imaginar que, em seus primórdios, eles eram transmitidos ao vivo e caracterizados pela improvisação, experimentação em linguagem adaptada e pela ausência de aparelhos receptores devido aos altos custos. É importante lembrar que nessa época, o rádio era o principal meio de informação e entretenimento para os brasileiros.
O idealizador da TV foi Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, um verdadeiro império de comunicação que incluía dezenas de jornais, revistas e também rádios. Na época, para dar início ao projeto, ele trouxe equipamentos e técnicos dos EUA e instalou duas antenas em São Paulo, uma no prédio Banespa e outra na sede da empresa, no bairro Sumaré.
Outras emissoras
Depois da TV Tupi, a partir de 1960, outras emissoras foram inauguradas, com como a TV Excelsior, a Globo, a Bandeirantes e a Rede Record — a última entre as que estão no ar ainda, a Record é a mais velha. Nesse período, a TV Tupi entrou em decadência por motivos financeiros. Assim, a emissora teve a sua concessão procurada em 1980, pois para se manter ativa precisava pagar os impostos, ausência de processo judiciais e trabalhistas.
Em 1970, a TV brasileira assumiu um perfil mais empresarial. A pioneira foi a emissora Globo, sendo o primeiro canal de televisão a operar em rede. Ainda, nos planos, a emissora se tornou referência em telenovelas, o principal produto de exportação para outros países.