News do Dia
Últimas notícias

Quando morreu o humorista Chico Anysio?

Em 2012, o Brasil perdeu um grande humorista. Artista, roteirista e escritor, Chico Anysio foi vítima de falência múltipla dos órgãos aos 80 anos, após passar por uma série de internações.

No auge da sua carreira, Chico Anysio foi responsável por criar cerca de 200 personagens que utilizou para satirizar políticos até os galãs de televisão.

Caçula de oito irmãos, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, no Ceará. Anysio se destacou tanto na rádio quando na televisão, onde comandou por muitos anos os principais programas de humor.

Carreira

image 37

Chico Anysio, renomado humorista brasileiro, teve seus primeiros tipos cômicos surgindo na Rádio Guanabara nos anos 50, antes de evoluir para a televisão. Estreando me 1957 na televisão, no programa “Aí vem Dona Isaura” da extinta “TV Rio”, onde o Professor Raimundo, um de seus personagens icônicos, teve sua primeira aparição.

Um das grandes preocupações que Chico tinha com seus personagens era que todos fossem marcantes ao ponto do público reconhecê-los. O “Chico Anysio Show” foi seu primeiro programa de humor, lançado no início da década de 60, sendo exibido em diversas emissoras, como TV Rio, Excelsior e Rede Globo, onde Chico trabalhava desde 1969.

Na TV Globo, o humorista teve grande destaque ao longo da sua trajetória. Ao longo dos anos, Chico criou novos tipos que foram incorporados ao programa, como o funcionário da TV Globo Bozó, o mulherengo Nazareno, o político corrupto Justo Veríssimo e o pai de santo baiano Painho, entre outros.

Agora, um dos programas mais marcantes foi, sem dúvidas, a “Escolinha do Professor Raimundo”, originalmente apresentada como quadro, se tornou uma atração independente em 1990, lançando uma geração de comediantes, incluindo Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.