Quando o Jornal Nacional foi criado na Globo?
O jornal mais conhecido do Brasil, o Jornal Nacional foi criado em 1969, por Armando Nogueira. Com recordes de audiência, o programa era transmitido do Rio de Janeiro e, na época, foi considerado o primeiro jornal a ter transmissão simultânea em todos os estados que tinham sinal da Globo.
Confira as curiosidades sobre o Jornal Nacional
Quem ver o Jornal Nacional sendo apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos não imagina que na sua estreia quem apresentou foi Cid Moreira e Hilton Gomes. Curiosamente para quem não sabe a duração do programa pode variar de 30 a 90 minutos dependendo da cobertura do dia. Excepcionalmente, às quartas-feiras que são normalmente dias de rodadas de futebol, a grade do programa sofre adequações.
Com cobertura massiva sobre o poder público, o jornal nacional sofre críticas, vindas principalmente de políticos e seus militantes. Possuindo uma das maiores audiências do Brasil, em 1994, a emissora foi obrigada a exibir um direito de resposta ao então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que era um crítico ferrenho da emissora.
Fazendo desde 1969 as principais coberturas do país, o Jornal Nacional traz várias coberturas de fatos jornalísticos históricos, sendo eles: à queda do Muro de Berlim, o 11 de setembro, guerras no Afeganistão e Iraque, tetracampeonato e penta da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, entre outros.
O Jornal Nacional também já ganhou premiações. Em 2011, o telejornal ganhou o prêmio na categoria “notícia” devido à cobertura da expulsão dos traficantes e a ocupação policial do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2010.