Quando Silvio Santos trabalhou na Globo?
Se tem uma coisa que a gente gosta de acompanhar, é quem admiramos. No universo da comunicação, se tem uma coisa que existe são personalidades de destaque que vez ou outra geram interesse, principalmente aquelas que possuem uma trajetória capaz de impressionar qualquer um. Nesse caso, podemos dizer que o apresentador do SBT, Silvio Santos, é essa pessoa.
Quem vê o comunicador comandando seu próprio programa nem imagina que ele já trabalhou em inúmeras coisas, inclusive na concorrente emissora Globo. Prova disso é a série “O Rei da TV”, que retrata momentos da vida de Silvio Santos, incluindo sua saída da Globo em 1976 para ingressar na TVS, canal 11 do Rio de Janeiro, precursora do SBT. Em sua trajetória profissional, o comunicador também teve programas transmitidos na Record e na TV Tupi.
Há anos, ele adquiriu metade das ações do canal 7 paulistano em uma transação secreta, devido a restrições contratuais com a Globo. Enfrentou resistência na Globo, onde seu programa dominical não se encaixava no padrão de qualidade, e teve atritos com Rossi (Boni), que desejava sua saída da emissora a qualquer custo.
Inovação e pioneirismo
O contrato de Silvio Santos com a Globo terminaria no final de julho de 1976 e foi cumprido até o último dia. No entanto, na quinta-feira anterior à exibição, o diretor de programação da Globo em São Paulo, Eduardo Lafon, informou a Silvio Santos que o programa deveria ser transmitido em cores.
Os cenários, originalmente projetados em preto e branco, tiveram que ser alterados às pressas, e Silvio Santos teve que usar um terno colorido e seguir as diretrizes de produção. Na época, embora tenha relutado, Silvio Santos teve que ceder devido a compromissos comerciais, marcado como o último momento na emissora.