Quantas pessoas morrem por ano no mundo?
O Dia Mundial do Câncer é uma data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre a prevenção e importância da detecção precoce do câncer. Este ano, a data completou 20 anos e é ainda mais relevante devido à previsão de aumento da epidemia global de câncer nos próximos anos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), atualmente, 7,6 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência do câncer a cada ano, sendo 4 milhões delas entre 30 e 69 anos. Estima-se que 1,5 milhão dessas mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas, incluindo conscientização da sociedade.
Os registros do Ambulatório do Hospital Santa Rita, que atende pacientes do SUS, mostram um aumento no número de atendimentos a pacientes oncológicos. No ano de 2018, foram realizados 110.656 atendimentos, representando um aumento de 10,10% em relação a 2017 e de 33,40% considerando os últimos cinco anos.
Em relação a casos novos, foram registrados 3.269 atendimentos no mesmo período, com câncer de mama sendo o tipo mais registrado (633), seguido pelo câncer de próstata (490). Os dados preliminares de 2019 indicam que o câncer de mama e o câncer de próstata continuam liderando os registros de novos casos no Ambulatório do Santa Rita, com 687 e 565 novos casos, respectivamente, até o mês de novembro.
Prevenção
É fundamental conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer, pois quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de controle e cura. O oncologista clínico do Santa Rita, Loureno Cezana, orienta a adoção de hábitos saudáveis, como realizar atividade física, não fumar, não abusar de bebidas alcoólicas, entre outras dicas.
Além disso, algumas medidas de prevenção podem ser adotadas, como evitar o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ter hábitos de sexo seguro utilizando preservativos, vacinar-se contra o HPV, evitar o consumo excessivo de açúcares, gorduras, carne vermelha e alimentos processados ricos em sódio e conservantes, proteger-se do sol utilizando filtro solar e praticar atividades físicas regularmente.
Conscientização
É importante também manter-se atento à saúde, observando possíveis sinais e sintomas de câncer e realizando autoexames. Além disso, é recomendado fazer um check-up médico anual, que inclui exames de diagnóstico precoce, como mamografia, PSA, colonoscopia ou pesquisa de sangue oculto nas fezes, dependendo da faixa etária e do gênero. A detecção precoce da doença é fundamental luta contra o câncer e na redução do impacto.