Quantas pessoas morreram na tragédia de Brumadinho?
A tragédia de Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, quando uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu na Mina Córrego do Feijão, localizada no município de Brumadinho, estado de Minas Gerais, Brasil. O rompimento resultou em uma das maiores tragédias ambientais e humanas da história do país.
A barragem pertencia à empresa Vale S.A., uma das maiores mineradoras do mundo. O rompimento liberou uma enorme quantidade de lama e rejeitos de minério, que desceram pelo vale, destruindo comunidades, áreas residenciais, infraestrutura e impactando o meio ambiente.
A tragédia resultou em um saldo trágico de mortos e desaparecidos com a perda de 272 de vidas humanas. Além disso, houve devastação ambiental significativa, com a contaminação de rios, destruição de vegetação e impactos na fauna local.
No início do ano, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma serie de homenagens às vítimas do desastre. As bandeiras de Minas Gerais e de Belo Horizonte foram hasteadas a meio mastro e foi depositada uma coroa de flores em frente ao memorial que traz os nomes de todas as vítimas.
O memorial em questão foi inaugurado em 2020 como forma de lembrar as vidas que se foram e como as empresas de mineração colocam o lucro em primeiro lugar e criam um risco para comunidades e cidades inteiras