Quanto custa um advogado criminal no Brasil?
É de conhecimento que, ao se formar em direito, normalmente o estudante precisa escolher uma área de atuação. Entre essas áreas, existe o advogado criminalista. Muitos, ao recorrerem aos serviços de um advogado criminalista, têm dúvidas sobre quanto custa.
Assim, a seguir explicaremos como é a atuação de um advogado criminalista e quais são os possíveis valores que ele pode cobrar, lembrando que o profissional, em especial o advogado criminalista, precifica com base a hora trabalhada, podendo haver divergências nos valores de um estado para o outro.
Confira se existe um valor para a prestação de serviço do advogado criminalista
O valor do serviço do advogado criminalista pode depender de vários fatores, entre eles, o seu estado. Caso o cliente precise do serviço é levando em consideração a natureza do horário em que o serviço foi solicitado, se é urgente, a natureza do problema, a extensão e peculiaridades com relação ao caso.
A Ordem dos Advogados do Brasil de cada estado (OAB), divulga anualmente um tabele de valores mínimos a serem cobrados pelos serviços prestados por advogado em cada estado. Desse modo, seguindo as diretrizes da instituição, o profissional não deve cobrar menos que os valores contidos na tabela.
Do contrário, nesse caso não existe estipulação de honorários máximos, ou seja, não existe um limite para a cobrança, apenas existe o mínimo. Contudo, é indicado que o valor seja proporcional ao trabalho e tempo necessário para a realização do serviço.
Assim, na hora de contratar os serviços de um advogado criminalista é recomendável saber contrato de honorários prévio e por escrito. Nessa fase, o profissional leva em consideração se há outras pessoas sendo acusadas, se há acusação por vários crimes, a competência para julgamento, a fase do processo e entre outros detalhes pontuados no ato da precificação do serviço.