Que dia Lula foi preso?
Em 07 de abril dem 2018, Luiz Inácio Lula da Silva, popularmente conhecido como Lula, foi preso após se entregar à Polícia Federal (PF). Na época, o juiz Sergio Moro expediu ordem de prisão contra ele no processo do tríplex do Guarujá. A sentença dada pelo magistrado foi confirmada e a pena aumentada pela 8° Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.
Motivações que levaram a prisão Lula
Condenado a 12 anos de 1 mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula teve sua pena, em 2019, reduzida para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão. Na época, o Judiciário concordou com a acusação do Ministério Público, a motivação foi uma denúncia que Lula teria recebido o apartamento no litoral paulista como propina da empreiteira OAS.
Vale relembrar que na ocasião a prisão de Lula foi possível porque o Supremo Tribunal Federal (STF) tinha posição de que réus poderiam começar a cumprir a pena a partir da confirmação da condenação pela primeira instância da Justiça.
Ainda na prisão Lula teve ainda uma segunda condenação no caso do sítio de Atibaia (SP). A justiça decretou que ele cumprisse 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.
Após ficar na prisão, Lula foi solto dia 8 de novembro de 2019 por ordem do juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba. A motivação para a soltura foi em consequência a uma mudança de posição do STF a respeito da prisão em segunda instância.